quinta-feira, 10 de março de 2011

GESTÃO E LIDERANÇA

LIDERANÇA E RESULTADOS
  De nada adiantarão planos e projetos mirabolantes, inovadores e criativos se não houver liderança efetiva para a busca dos resultados pretendidos (Qualidade superior, baixos custos de produção, produtividade e competitividade). Os fracassos de muitas organizações no Brasil e no Exterior estão ligados a falta de liderança e visão estratégica de negócios. Muitos se perguntam: como agir? como ser um líder? como comprometer pessoas? Como obter melhores resultados?
Percebe-se, portanto, que liderança e motivação são faces de uma mesma moeda, e ambos são fundamentais na busca dos resultados pretendidos pela organização. Fizemos algumas pesquisas: Revistas Você SA, Exame, Época negócios, HSM Management, os livros dos amigos Omar Souki, Regina Araújo e Sonia Jordão, passeamos pela internet, enfim, nos divertimos em busca de conceitos e reflexões sobre liderança e aqui estamos publicando apenas uma pequena parte desta busca.


O QUE SIGNIFICA SER UM LÍDER?
O líder é um sujeito que:

1) Faz com que as pessoas sob seu comando gostem de executar o que ele quer.

2) Consegue que subordinados queiram ajudá-lo e se sintam realizados com isso.

3) Não tem subordinados. Tem seguidores. Ele não dá ordens, mas todo mundo faz o que ele deseja.

4) Consegue fazer com que as pessoas acreditem que o interesse delas e o dele é o mesmo.

5) Transmite segurança, confiança. Ele inspira lealdade. É confidente, faz com que as pessoas se sintam à vontade para falar a verdade.

6) Transmite senso de justiça. Ele toma decisões justas, não protege um ou outro. Todas as suas decisões e atitudes são transparentes.

7) Dá o exemplo. Se o expediente começa às 8 horas ele chega às 8 horas. Numa campanha de corte de custos, não promove festas nem troca de carro.

8) Não precisa ser infalível. Mas precisa ter mais acertos do que erros.

9) Faz com que as pessoas sigam na direção da companhia. Ele faz com que essa direção seja transparente, justa e clara.

10) Sabe que não consegue fazer tudo sozinho. Mas não comanda pelo medo. As pessoas o seguem porque acreditam na sua visão.

LÍDER OU CHEFE?

Quem é que nunca se deparou com esta dúvida na cabeça?

O problema é que a maioria das organizações não tem líderes. Elas têm meros chefes. Quer saber a diferença? Veja a lista preparada pelo americano Barry Woolf, do American Institute of Management & Development:

  • O chefe conduz as pessoas, líder aconselha;
  • O chefe inspira medo, o líder, entusiasmo;
  • O chefe diz "eu", o líder, "nós";
  • O chefe se preocupa com coisas, o líder, com pessoas;
  • O chefe colhe os louros, o líder os distribui;
  • O chefe enxerga o hoje, o líder contempla o amanhã.
COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS NA LIDERANÇA

As 16 competências de McCauley (1989)

1. Ser uma pessoa de muitos recursos: saber adaptar-se a mudanças e situações ambíguas, ser capaz de pensar estrategicamente e tomar decisões acertadas mediante pressão; liderar sistemas de trabalho complexos e adotar condutas flexíveis na resolução de problemas; capacidade de trabalhar eficazmente com os superiores em problemas complexos de gestão.

2. Fazer o que sabe: perseverar e se concentrar mediante obstáculos, assumir, saber o que é necessário e seguir adiante; ser capaz de trabalhar só e também aprender com os demais, em caso de necessidade.

3. Aprender depressa: dominar rapidamente novas tecnologias.

4. Ter espírito de decisão: atuar com rapidez de forma aproximativa e com precisão.

5. Administrar equipes com eficácia: delegar eficazmente, ampliar oportunidades e demonstrar justiça ante seus feitos.

6. Criar um clima propício ao desenvolvimento: ampliar os desafios e as oportunidades para criar um clima que favoreça o desenvolvimento de sua equipe.

7. Saber lidar com colaboradores quando apresentam problemas: agir com decisão e equidade quando tratar colaboradores com problemas.

8. Estar orientado para o trabalho em equipe.

9. Formar uma equipe de talentos: investir no desenvolvimento do potencial de seus colaboradores, identificando e oferecendo novos desafios e responsabilidade compartilhada.

10. Estabelecer boas relações na empresa: saber como estabelecer boas relações trabalho, negociar quando houver problemas, conseguir cooperação.

11. Ter sensibilidade: demonstrar interesse pelos demais e sensibilidade ante as necessidades de seus colaboradores.

12. Enfrentar os desafios com tranqüilidade: apresentar atitude firme, contrapor com base em dados, evitar censurar os outros pelos erros cometidos, ser capaz de sair de situações constrangedoras.

13. Manter o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal: estabelecer prioridades na vida profissional e pessoal de forma harmoniosa.

14. Auto conhecer-se: ter a idéia exata de seus pontos fracos e

fortes e estar disposto a investir em si mesmo.
15. Apresentar bom relacionamento: manifestar-se afável e dar mostras de bom humor.

16. Atuar com flexibilidade: capacidade para adotar comportamentos que, a princípio, podem parecer opostos, exercer liderança e deixar-se liderar, opinar e aceitar opiniões dos demais, etc.

Concluindo, podemos dizer que resultados não ocorrem por acaso ou pela sorte que cada um de nós tenhamos com nossos projetos e desafios, eles (os resultados) são frutos de muitos esforços, inteligência e do necessário espírito de liderança que além de determinar o foco, faz com que pessoas e recursos sejam alinhados em sua direção. Fracassos poderão ocorrer, mas a probabilidade de êxito é muito maior. Esta pesquisa aqui apresentada não é uma listagem obrigatória ou receita de bolo, mas apenas reflexões para aqueles que já sabem qual é o melhor caminho a seguir. Vamos à luta.

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