sábado, 12 de fevereiro de 2011

O QUE É SUSTENTABILIDADE?

Muito se fala em SUSTENTABILIDADE nos meios de comunicação, internet e outras fontes. Uma parte considerável dos estudiosos do assunto considera que a Sustentabilidade é formada por setores (dimensões) e aqui apresentamos um destes estudos, ou seja, a sustentabilidade vista através das dimensões: AMBIENTAL, CULTURAL, ESPACIAL, SOCIAL e ECONÔMICA. Adotamos esta configuração nos trabalhos que desenvolvemos no curso de pós graduação GESTÃO PÚBLICA da Universidade Potiguar, UnP, em Natal RN. Vejamos as dimensões ou variáveis de Sustentabilidade a seguir:
Na prática a variável ou dimensão AMBIENTAL resume-se no uso das fontes de recursos naturais sem a provocação de danos ao meio ambiente, ou minimização de possíveis danos. Da mesma forma que aplicamos o conceito do método PDCA nos estudos da Qualidade e Produtividade, aqui também há espaço para um bom planejamento, capacitação e educação ambiental para os envolvidos, execução e desenvolvimento das atividades, controle e melhoria contínua. 
A inserção de qualquer tipo de atividade nos vários ambientes de destino requer que esta atividade esteja sintonizada com a CULTURA local. Esta condição também é abordada nos modelos da análise do planejamento contigencial ou situacional. Outro ponto importante é que a cultura tem que ser vista como um paradigma que pode evoluir na direção dos bons resultados almejados. Alguns "tipos de culturas" devem ser abolidas, como por exemplo: a cultura do atraso, do desperdício, da degradação ambiental, das perdas enfim de todas as práticas deficientes e no seu lugar introduzir novas culturas com base nas melhorias, preservação e boas práticas.
 A variável ECONÔMICA aqui representada não foge às considerações anteriores: Uso do Planejamento e Método PDCA, normas e procedimentos legais, respeito ao meio ambiente e às pessoas e foco no KAIZEN (melhoria contínua). A idéia é que se deve buscar a produtividade na variável econômica, considerando a melhoria da função qualidade e agregação de valor ao cliente ou à comunidade atendida, em relação ao menor custo e menor uso dos recursos naturais para a obtenção  dos resultados pretendidos. 
Na variável ESPACIAL temos a dica do plano diretor das cidades, visão de futuro, impedimento das ocupações politiqueiras desordenadas, e da falta da competência na gestão do espaço público. Investir na inteligência e arquitetura urbanística é um bom caminho. Uma pergunta: quantas prefeituras em nosso país possuem um Planejamento Estratégico instituido e feito de forma participativa e sustentável?
O crescimento industrial, por exemplo, em detrimento ao SOCIAL é que nos explica a presença de bolsões de pobreza ao entorno de grandes projetos industriais que temos a oportunidade de constatar aqui no nosso estado, mas também em vários estados industrializados da nossa federação.
Nossos agradecimentos aos estudiosos da Qualidade, Meio Ambiente, Administração, Engenharia, e bons gestores públicos que estão se mobilizando para colocar em prática estes breves conceitos complementares da SUSTENTABILIDADE em nosso país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário