terça-feira, 22 de março de 2011

ÁGUA – DADOS DO The Earth Works Group

ÁGUA - A POLUIÇÃO DO SUBSOLO

ESTAMOS NAUFRAGANDO
" Nos oceanos se encontra armazenada 97% da água do planeta, e 2% do total está congelada. Para consumo humano, usamos o 1% que resta – 04 trilhões de litros por dia obtido na superfície da Terra (em rios, lagos e nascentes) ou extraídos do subsolo."
The National Coalition Against Pesticide Use

UMA FONTE PRECIOSA
"Atualmente, quase 60% da população mundial depende da água do subsolo para beber. Não é de surpreender, assim, que a descoberta da contaminação do subsolo, em muitos países, tenha gerado tanta preocupação."
Velma Smith Environmental Action

DE ONDE VEM?
" A água que se cumula no subsolo é a água que penetra na rocha, através de fendas e da porosidade existentes na superfície. Boa parte desses reservatórios naturais são de água pura. Em vários casos, ela permanece anos, ás vezes séculos, sem ser usada. Mais de 90% das reservas de água potável do planeta estão no subsolo, no chamado lençol freático."
The Water Pollution Control Federation

O PROBLEMA
Gasolina e outros líquidos poluentes acabam vazando de seus reservatórios e misturam-se à água do subsolo. Vazamento de fossas sanitárias, agrotóxicos e resíduos químicos também causam contaminação. Um caso grave ocorreu em 1987: o lixo químico não tratado do Pólo Petroquímico de Camaçari, Bahia, foi absolvido pelo solo e infiltrou-se no lençol freático da região do rio Capivara Pequeno, considerada a mais importante reserva local de água mineral.
 

A SOLUÇÃO
"Não conhecíamos o subsolo(...), não sabíamos o quanto ele é vulnerável à poluição. Agora, só continuaremos a ter água potável se fiscalizarmos melhor a qualidade da água que corre sob nossos pés."

The Water Polluition Control Federation
Fonte: 50 PEQUENAS COISAS QUE VOCÊ PODE FAZER PARA SALVAR A TERRA
THE EARTH. WORKS. GROUP
EDITORA BEST SELLER

Nenhum comentário:

Postar um comentário