sexta-feira, 18 de março de 2011

ARTIGO REGINA – PARTE 2/2

A FAUNA CORPORATIVA (2) Continuação

Regina Araújo para o Blog do Getulio
  • O golfinho

Para cada trabalho feito ele acha que merece uma recompensa, mesmo que não tenha feito mais que sua obrigação. Quando não recebe o reconhecimento que acha que devia ter, pode ficar frustrado e virar um reclamão, daqueles que nunca estão satisfeitos com nada. Precisa ser sempre elogiado para trabalhar feliz. Corre o risco de ser deixado de lado.

Pontos negativos a serem superados: Procure anotar todas as suas funções diárias, faça um manual detalhado de tudo que deve ser executado. Estude-o e diga várias vezes em voz alta suas obrigações e que fazer bem o seu trabalho é obrigação, mas encantar as pessoas e superar as expectativas é um bom diferencial. Tente sempre fazer um pouquinho mais, assim poderá ser elogiado e massagear o seu ego sem problemas.

Como conviver com o Golfinho:
Procure não bater de frente, o golfinho não é má pessoa, não faz por mal, necessita de elogios. Quando iniciar a sessão reclame, faça uma brincadeira do tipo "plim, plim", e inicia-se a sessão reclames do plim plim. Leve-o para um café e diga-lhe que todos gostam de elogios e que você precisa que ele te elogie. Vai acabar se tocando dessa característica chata e acaba melhorando.

  • O cachorro
Mesmo tomando broncas ou apanhando de seu dono (o chefe), ele lhe lambe as mãos e está sempre (aparentemente) feliz. Tem tanto medo de perder o emprego que prefere ignorar as humilhações para manter seu status. É o ser menos respeitado do escritório, tanto pelo chefe quanto pelos colegas.

É aquele que morre de medo de tudo o que for diferente,

Perder o emprego e a morte para ele. Não se imagina sem a empresa e quando questionado se enfia na sua casca e acaba nunca dizendo o que realmente pensa. Características é Indeciso, Inseguro e Medroso.

Pontos negativos a serem superados: Perca o medo de ser demitido. Acredite no seu potencial. Faça cursos, workshops, leia livros. Faça um networking eficiente e imponha-se com os companheiros de trabalho, ao levar uma bronca deixe claro sua insatisfação e diga que não quer mais que isso aconteça aceite as criticas, mas peça sugestões de melhorias. Não aceite criticas sem fundamento.

Como conviver com o Cachorro:
Seja claro com o cachorro e diga-lhe como pode melhorar, não o incentive a lamber mãos ou buscar correndo as bolinhas que lhe jogam e pedem para ir buscar. Traga-o para a realidade e mostre que agindo desta forma não vai conseguir promoção alguma e que deve fazer sempre e somente o que é sua responsabilidade.

  • O bicho preguiça
Ele gosta de se achar um detalhista criativo, que passa muito tempo pensando no conceito do trabalho e que se debruça sobre cada detalhe. Mas, na verdade, o trabalho não flui nas mãos desse cidadão, seja por que motivo for.

Pontos negativos a serem superados: Procure superar a vontade de refazer o trabalho buscando a perfeição. Teste-se em casa deixando de vez em quando as coisas espalhadas como sapatos jogados, louça suja na pia e coisas que normalmente não conseguiria.

Procure ser rápido e eficiente, Use de Proatividade e pontualidade em suas ações.

Como conviver com o bicho preguiça; Dê-lhe prazos e projetos com etapas claras a ser desenvolvido, procure acompanhar passo a passo seu novo desempenho incentivando-o quando cumpre prazos e dizendo que assim esta bem melhor.

  • O corvo
Pessimista ao extremo, o corvo é a encarnação da cultura do não. Ele é pior do que o elefante, pois não se move – nem lentamente. Tudo, para ele, vai dar errado, ou não vai dar certo na empresa. É o pior tipo de gente para ter na empresa, porque suga a energia, a criatividade e a iniciativa dos colegas.

Pontos negativos a serem superados: Não vire um disque – problema. Busque livros de auto-ajuda, palestras motivacionais e conviver com pessoas otimistas. Saia de casa, dance, cante no banheiro, erre mais, ria mais, faça coisas que odeie como comer aquilo que detesta mais.

Pague micos e king kongs e torne-se uma pessoa normal, cheia de erros e acertos.

Como conviver com o Corvo: Não concorde, Não discorde, Não tente resolver os problemas dele, Seja bom ouvinte, Tenha paciência

Se quiser ajudá-lo, tenha compromisso Tenha paciência, Imagine sua tragédia de vida, Leve-o da estagnação para a inovação, Não tente discordar dele. Quando iniciar a ladainha mostre fotos antigas de dinossauros, carros antigos e diga-lhe sempre que se todos pensassem como eles estariam ainda usando as pedras para acender o fogo. Que bom que você tem mudado este pensamento, haja como se ele estivesse se inovando sempre. Chegará uma hora que ele irá acreditar e mudará de atitude.

  • A raposa

Pode até ser confundida com o rato, mas a raposa tem muito senso ético. Ela tem muitos amigos e essa rede de amizades lhe ajuda muito na hora de desembaraçar problemas e questões complicadas. Sabe o valor das amizades e também está sempre disposto a ajudar os amigos. É um funcionário eficiente.

Pontos negativos a serem superados: O único cuidado é fazer o serviço dos outros apenas quando terminar o seu e não prejudicar seu trabalho ou suas horas de folga.

Como conviver com a Raposa: é muito fácil, procure colar nela, pois pode te garantir também uma excelente network.

Nenhum comentário:

Postar um comentário