domingo, 3 de abril de 2011

O DESAFIO DO EMPREGO

Capa da Revista Exame, 989 de 06 abril de 2011: O DESAFIO DO PLENO EMPREGO, PROCURAM-SE 8 MILHÕES DE PROFISSIONAIS. Segundo a revista, este é o número de pessoas qualificadas que o Brasil precisará nos próximos 5 anos - se quiser continuar a crescer. E ainda: Entre as empresas, a disputa por gente nunca foi tão grande.
A previsão é de que somente no ano de 2011 sejam necessários 1,9 milhões de novos postos de trabalho. De todos os setores, os maiores empregadores estão no Varejo, Construção e Telesserviços (empresas de call center). Embora as notícias sejam otimistas, entre elas a queda do desemprego verificada pelos índices atuais, segundo Exame sem a melhoria da produtividade do trabalho a tendência da inflação é subir, como já aconteceu nos Estados Unidos nos anos 90. 
Tais tendências nos levam a ter que repensar rapidamente nossos investimentos em educação, treinamento e qualificação da mão de obra. Não podemos mais conviver com os métodos do ensino atual que sofre com a falta de laboratórios, experiências práticas e estágios bem estruturados. E ainda, em notícia recente que elencava as 200 melhores universidades do mundo, nosso querido Brasil não contribuiu com nenhuma. O desafio é realmente grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário