terça-feira, 26 de abril de 2011

AÇÃO ECOLÓGICA

OS CAMINHOS DA SUSTENTABILIDADE

Listamos hoje uma bela contribuição do site meuplanetaminhacasa.com.br em termos de sustentabilidade. O assunto é 4Rs. Este assunto assume importância devido ao fato de induzir cada um de nós a uma ação prática. Ficamos sempre indagando: como posso participar? O que devo fazer para contribuir para o social, meio ambiente, economia... ? Pois bem, veja o texto abaixo e coloque então, em prática, toda a sua disposição e suas idéias.

Vamos aos 4 Rs:

R de Reduzir 
O primeiro passo para diminuir a quantidade de lixo é reduzir a quantidade do que consumimos. No supermercado, por exemplo, podemos escolher produtos com pouca embalagem ou com embalagens mais resistentes e reutilizáveis. Na hora de levar as compras para casa, por que não levar uma sacola mais resistente, para evitar o uso de muitas sacolinhas de plástico? E na hora de escolher os bens duráveis, como fogão e geladeira, o negócio é escolher modelos de melhor qualidade, com garantia, que durem mais, reduzindo a necessidade de comprá-los de novo em breve.

R de Reutilizar
Reutilizar significa guardar coisas que normalmente seriam jogadas fora e usá-las de novo. É uma forma de aproveitar os produtos sem que eles tenham passado por qualquer tipo de alteração ou processamento.

Os principais resíduos que podem ser reutilizados são embalagens e roupas. Uma garrafa vira um vaso de plantas, a camisa velha vira um pano de chão, os potes de sorvete se transformam em potes para guardar comida, e por aí vai. Imagine se conseguirmos usar pelo menos mais de uma vez todas as coisas que consumimos, o quanto estaremos diminuindo o lixo de casa!

R de Reciclar
Depois de evitar consumir coisas desnecessárias e de reaproveitar outras, agora é hora de pensar em reciclar.

Reciclar é transformar uma coisa velha numa coisa nova. A reciclagem permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais e muitas vezes é um processo mais barato do que a produção de um material a partir da matéria-prima bruta.

Reciclar é, por exemplo:

  • Transformar papel usado em pasta de papel e depois fazer papel novo a partir dessa pasta;
  • Triturar e reaproveitar o vidro das garrafas;
  • Derreter latas de alumínio usadas, laminar o material derretido em folhas e moldar estas folhas em novas latas ou outros produtos de alumínio.
R de Repensar

Quando falamos neste quarto R, estamos querendo repensar nossos hábitos de consumo, que por muitas vezes são exagerados. É preciso parar e pensar antes de cada compra. O consumismo - comprar, comprar, comprar, mesmo que aquilo não seja necessário para você - traz ainda mais problemas para o planeta. Causa o esgotamento dos recursos naturais (ou seja, vão acabando a madeira, as reservas de metais, os animais etc.), a poluição das águas, do ar e do solo. Vamos repensar o consumo da água, energia elétrica, dos combustíveis, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário