quarta-feira, 27 de abril de 2011

FERRAMENTAS DE PRODUTIVIDADE

PENSAMENTO ORGANIZADO E AÇÃO CERTEIRA

Por Clemente Nóbrega. Articulista da Revista Época Negócios e autor de vários trabalhos na área da gestão, entre eles o vídeo Gerente de verdade é o que faz acontecer, lançado pela Linkquality. Clemente esteve em Vitória a alguns anos atrás para ministrar palestra no Congresso de Qualidade organizado pelo CEBICT e promovido pela UBQ-ES.

No texto a seguir, Clemente aborda a essência do livro The Checklist Manifesto: How to Get Things Right.

Vamos ao texto:

"Um livrinho bom é esse The Checklist Manifesto. A idéia central é muito simples: num mundo cada vez mais dominado pelo complexo e imprevisível, a adoção de procedimentos automáticos-sequências passo-a-passo de ações banais -é uma forma muito efetiva de  se evitar erros que podem ser evitados, mas não são. Falhas evitáveis continuam vitimando pessoas em todos os campos da atividade organizada.

Atividade organizada? Sinônimo de gestão, certo? Quem tem obrigação de fazer alguma coisa acontecer  no mundo real devia se apoiar mais em checklists e não contar só com mais saber, especialização e treinamento-mesmo em atividades supostamente criativas (restaurantes de cozinha sofisticada por exemplo).

O autor é médico cirurgião, e uma das experiências que relata mostra como a adoção de um checklist de um minuto e meio, reduziu as taxas de mortalidade em mais de 30% em oito hospitais em várias partes do mundo, praticamente sem custo e para todos os tipos de cirurgia.

São checklists que tornam possíveis algumas das coisas mais difíceis que fazemos-pilotar aviões ou construir arranha-céus, por exemplo. Checklists deviam ser uma espécie de ideal a ser atingido em qualquer atividade complexa, de modo a reduzir riscos. Codificar conhecimento em uma sequência de passos simples-inteligíveis e realizáveis por qualquer um- é essencial para que se possa fazer qualquer coisa em larga escala, de forma repetida e com segurança. Para quem ( que como eu) abomina a idéia de criatividade e performance como "manifestação-de genialidade-de pessoas-especiais", isso soa como música.

Procure no Google "The Checklist Manifesto". Há versões para download. Em portugues não tem. Nossas editoras estão guardando suas verbas para alguma nova edição daquele velhíssimo monge servente (ou seria monge gerente? Ou  líder dos serventes do mosteiro? Ou executivo que foi demitido e foi ser monge…?)."

Concluindo, o texto de Clemente Nóbrega nos remete a simplicidade do uso do checklist na rotina diária e também nos projetos de melhorias. Uma das ferramentas do método japonês de controle da qualidade, o check list é antes de tudo uma técnica de redução de custos quando apóia o técnico ou gestor na tomada de decisão, estratificação dos problemas, priorização via Pareto, e outras medidas de cunho científico.

Por falar no assunto, qual é o seu checklist desta semana?

Nenhum comentário:

Postar um comentário