quarta-feira, 25 de novembro de 2009
O CAMINHO DAS PEDRAS
O que fica de lição é o seguinte: Não há metodologia suficientemente mágica que possa fazer por nós o que nós mesmos devemos fazer. Pegar o boi pelo chifre.
A implantação de Planejamento Estratégico, Qualidade Total e ou ISO 9000 é um destes bons exemplos. Exige a verdadeira aplicação ou comprometimento profundo, do dono, diretor e do coordenador geral ou responsável pela administração. Não estamos deixando de lado os gerentes. A eles reservamos o desdobramento das diretrizes do plano de implantação e também muitas outras tarefas de padronização, treinamento, coordenação da execução das atividades e liderança das equipes de trabalho e de melhorias no ambiente.
Em Qualidade, por exemplo, não existe tempo parcial – ou você faz com Qualidade ou não faz.
Muita gente acha que a busca da ISO, principalmente, deve ser delegada para alguém que esteja com tempo livre e a disposição da administração para “estes assuntos gerais”. Grande engano, neste caso e neste tipo de empresa a busca da ISO é apenas uma tarefa que vai proporcionar boas propagandas para jornais e avisos aos clientes.
Se você raciocinar que a ISO é o fundamento da Garantia da Qualidade ao Cliente, base para a melhoria da produtividade e lucratividade, verá que a ISO é assunto de PRESIDENTE DE EMPRESA, tal qual bater um penalty, como dizia Nelson Rodrigues.
Como o presidente vive muito atarefado com viagens e compromissos estratégicos ele deve contar com a ajuda do Responsável pela Administração, cuja descrição de cargo, deve enfatizar suas qualidades e funções que devem ser exercidas para a melhoria permanente da lucratividade da empresa.
Gostaria de enfocar alguns pontos importantes para a coordenação deste trabalho na empresa, tanto pelo Responsável pela Administração (que pode até mesmo ser um diretor ou o dono da empresa acumulando esta função) e também dos gerentes:
1 – O Coordenador Entusiasmado – Corre na frente da consultoria, lê, pesquisa, melhora o que recebeu, promove reuniões e mantém elevado o clima na empresa. Não se desanima com os “agourentos” de plantão. Nunca fica satisfeito com o que está conhecendo nos treinamentos e não é raro buscar novos conhecimentos em cursos de pós graduação.
2 – Mobilizando as estruturas – Coordena viagens técnicas e de lazer com sua turma de gerentes. Inclui o presente da empresa em palestras sobre a Qualidade e experiências vivenciadas pela própria organização.
3 – O papel de promotor – Não se importa com a questão de “aparecer”, procura dar ao gerente o crédito das conquistas, mas se for preciso estará a disposição para fazer acontecer.
4 – Viagens de conhecimento – Nunca fica parado, pode até mesmo ser uma curta viagem para conhecer que faz algo melhor perto da sua empresa. Se necessário irá trabalhar para for até o Japão, conhecer novas culturas, tecnologias e resultados. Alguns mesmo sem apoio das empresas em que trabalham acabam fazendo esta atividade por conta própria.
5 – Consultor Interno – Coordenador e Gerentes devem agir como consultores internos. Repassar os conhecimentos para as respectivas equipes. Construir o seu próprio material didático e de apoio as apresentações. Nunca espere pela consultoria, pesquise, elabore material, veja exemplos na internet.
6 – Transformador de cabeças – Talvez o maior desafio de todos nós. Fazer com que pessoas de mentalidade estreita e antiga possam agir com determinação neste projeto de mudança e aprimoramento da empresa. Gerentes ultrapassados contribuem decisivamente para o fechamento da empresa de forma lenta porém progressiva. É preciso agir rápido.
7 – Mergulhe – De alguma forma você terá que esquecer de tudo que já fez até hoje. Exemplo: A empresa tem um banco de dados atualizado? Tem um número de reclamações igual ou próximo a zero? O Cliente está totalmente satisfeito conosco? Vende os produtos pela internet através do Customer Relationship Management? Aquele manual em inglês, você está lendo? Tem feito pesquisa do desperdício mensurável e não mensurável dentro e fora da empresa? Dá facilidades e apoio ao cliente através de um pós venda estruturado? Se você respondeu alguma destas questões com um “sonoro” não ou “depende” ou “mais ou menos”, está na hora de mergulhar.
8 – Elimine as dificuldades – Note, grande parte das dificuldades que você atribui a outras pessoas são suas mesmo. Esqueça as PREOCUPAÇÕES e invista na OCUPAÇÃO.
Pare de reclamar – toda reclamação é tempo perdido, esqueça, parta para a luta de corpo e alma.
9 – Planeje – Faça planos e acompanhe os resultados através de reuniões bem estruturadas e bem preparadas. Não tenha medo de cobrar os resultados, pois se assim não for feito você nunca será um gerente de projetos. Não desanime com os possíveis fracassos e faça tudo novamente, agora com mais Qualidade.
10 – Acompanhe a execução – Nunca deixe nada ao acaso. Dê sua contribuição, esteja perto, ajude a prevenir problemas. Se tiver dúvidas, fique junto, faça junto com os colegas.
A busca de um bom PLANO ESTRATÉGICO, de um sistema gerencial baseado na QUALIDADE TOTAL e ISO 9000 não é uma moda. Trata-se de um grande projeto de melhoria da empresa. Pense nisto.
Você verá, como muitos já perceberam, que todo o seu esforço de melhorias, organização de processos e tarefas, motivação de pessoas e do próprio sistema empresarial terá como resultado o aumento progressivo dos clientes e longevidade das empresas.
Está provado que nestes tempos modernos que mantém ou retém os seus clientes está dando um grande exemplo de resultados para os demais. Para manter estes clientes é preciso ter confiabilidade, ou Qualidade ao longo do tempo. O interessante, como diz a Harvard Business Review é que manter um cliente antigo custa 5 vezes menos do que desenvolver um novo cliente.
O grande desafio do coordenador da Qualidade e Planejamento Estratégico da empresa moderna está em que ele próprio se comprometa com o que ele sabe que é certo. Ter energias suficientes para continuar a desenvolver e motivar os seus próprios colegas.
Como dizia Deming, “eu nunca falei que seria fácil fazer Qualidade” , comentário do Dr. Deming em uma das reuniões com a divisão Pontiac da General Motors. Continuando, “mas que faz a Qualidade sabe o retorno que virá...”
sábado, 21 de novembro de 2009
TECNOLOGIAS DEGESTÃO - 16 ANOS

A Missão e vocação do CEBICT foram inspiradas pelo trabalho desenvolvido pelo seu presidente frente ao grupo do PEGQ do Ministério da Ciência e Tecnologia e coordenado pelo competente Reinaldo Dias Ferraz.
Hoje o CEBICT tem suas bases ampliadas no Nordeste, e em especial no Rio Grande do Norte onde realiza vários trabalhos de consultoria em Gestão e Planejamento Estratégico.
visitem www.cebict.com.br - contato (84) 81177747
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
MÉTODO E RESULTADOS
Destacamos hoje a questão do MÉTODO - que vem do Grego - Meta (direção), hodós (caminho). Quem tem método tem maior probabilidade de alcançar resultados reais, entretanto, não é tão simples, é preciso também investir em CONHECIMENTO.
A maioria das organizações brasileiras não chegam nem perto de 40 horas de treinamento por pessoa, por ano. As melhores (world class), passam das 120 horas.
Pense nisto: conhecimento e método já é um bom começo na busca dos resultados consistentes, junta-se a receita, muito trabalho e dedicação.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
GESTÃO DO ESTÁGIO E PRODUTIVIDADE

segunda-feira, 26 de outubro de 2009
COIMEX E OTACÍLIO - O SUCESSO
domingo, 25 de outubro de 2009
A CRISE E O TÊNIS

O americano indaga aflito:
- Japonês, voce acha que calçando este tênis o tigre não vai te comer???
O japonês com uma tranquilidade assustadora, se vira, olha para o americando estressado e diz:
- amigo, me comer eu não sei, mas CORRER MAIS DO QUE VOCÊ, ISTO EU VOU!!!
E você? Já comprou o tênis?
terça-feira, 20 de outubro de 2009
Vantagens de se implantar a ISO 9001 em uma empresa
INTRODUÇÃO
O artigo que publico hoje é de autoria de Sonia Jordão, minha irmã, amiga, colega de engenharia pelo antigo MIT, hoje Univale em MG, e também colega de profissão na área da consultoria empresarial. Autora de vários livros, Sonia é uma destas pessoas especiais que estão neste mundo tão complicado.
Vamos ao artigo de Sonia Jordão.
Getulio A. Ferreira
A implantação da ISO 9001 oferece, além da possibilidade de ampliar mercados, uma série de vantagens para as empresas: aumenta o nível de organização interna, o controle da administração e a produtividade. Além desses benefícios, também leva a redução de custos e do número de erros e melhora a credibilidade junto a seus clientes. Serve ainda:
Para atender a clientes que já possuem um SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade)
implantado e pedem o certificado de seus fornecedores.
Para se preparar para crescer.
Para trazer para dentro da organização os conhecimentos das pessoas
que trabalham nela. Assim, se uma pessoa, por exemplo, ganhar na loteria ou se
aposentar e deixar o emprego, o seu trabalho terá continuidade de maneira mais
fácil.Quando há na organização atividades complexas.
Quando é preciso treinar novos colaboradores.
Se várias pessoas exercem a mesma atividade e é preciso que elas façam essa atividade da mesma forma.
A norma NBR ISO 9001 é aplicável a qualquer produto, a qualquer tipo de serviço e a qualquer tamanho da organização. É também compatível com outros sistemas de gestão e focada em melhoria contínua. Além disso, é voltada para os resultados dos negócios.
O SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) faz parte de vários sistemas que existem nas organizações, entre eles: o Sistema de Informação, o Sistema Financeiro, o Sistema de Vendas. Ao se implantar o SGQ busca-se algo que seja compatível com a organização, que agregue valor e que seja interligado com outros processos organizacionais.
As organizações precisam ser lucrativas, pois uma organização não lucrativa pode falir. E se fechar vai prejudicar não somente os funcionários da empresa, mas também as famílias desses funcionários. Sem falar que prejudica também os clientes e a comunidade que precisam da organização.
Algumas empresas têm clientes que preferem comprar de empresas certificadas na ISO 9001. E como ela quer continuar fornecendo para esses clientes, busca a certificação. Depois de conseguir o certificado, a empresa percebe que a certificação valeu a pena, já que obteve, entre outros, os seguintes benefícios:
Melhoria na transferência interna de conhecimentos e desenvolvimento de
competências.
Melhoria da moral e da motivação da equipe, já que entende o
porquê faz suas atividades e se motiva.
Redução dos custos com qualidade
(refugos, retrabalho, devolução).
Aumento da competitividade, com custo mais
baixo.
Aumento na satisfação dos clientes.
Aumento na rentabilidade.
Para implantar a norma ISO 9001, a empresa precisa primeiro dizer o que faz, depois, fazer o que disse que faz. Para isso, escreve-se as atividades da forma que são realizadas e posteriormente verifica-se se todos fazem da forma que está escrito. Caso contrário, revisa-se a documentação ou treina-se as pessoas a fazerem como está escrito. Assim, depois de um ciclo de verificações e melhorias, todos farão como está escrito. Obtem-se, então, uma padronização da forma de se realizar os processos. Só que isso acontece elevando-se o nível de cada processo, já que se padroniza a melhor maneira de se fazer o que precisa ser feito.
Durante a implantação da norma cria-se também o hábito de registrar o que se faz. Esses registros evidenciam a forma como foram realizadas as atividades, para se ter um histórico do que aconteceu e para se obter dados importantes para a tomada de decisão. Além disso, facilitam a programação das atividades futuras melhorando a performance da equipe.
Uma norma bem implantada leva a redução de custos, porque diminui a quantidade de erros e o desperdício. Também leva ao crescimento e à mudança na escala de produção, o que na maioria das vezes ajuda a baixar os preços. Isso garante uma maior satisfação dos clientes que, assim, compram mais, melhorando os resultados da empresa. É um ciclo de melhorias contínuas. A Organização planeja a melhoria, implanta e checa para ver se está tudo de acordo. Caso positivo padroniza-se a solução e, depois, pensa-se em novas melhorias. Caso contrário, atua-se no problema para solucioná-lo. Com isso, a empresa segue tornando-se cada vez melhor.
Bom trabalho e boa qualidade para todos.