terça-feira, 20 de outubro de 2009

Vantagens de se implantar a ISO 9001 em uma empresa


INTRODUÇÃO


O artigo que publico hoje é de autoria de Sonia Jordão, minha irmã, amiga, colega de engenharia pelo antigo MIT, hoje Univale em MG, e também colega de profissão na área da consultoria empresarial. Autora de vários livros, Sonia é uma destas pessoas especiais que estão neste mundo tão complicado.
Vamos ao artigo de Sonia Jordão.
Getulio A. Ferreira


A implantação da ISO 9001 oferece, além da possibilidade de ampliar mercados, uma série de vantagens para as empresas: aumenta o nível de organização interna, o controle da administração e a produtividade. Além desses benefícios, também leva a redução de custos e do número de erros e melhora a credibilidade junto a seus clientes. Serve ainda:

Para atender a clientes que já possuem um SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade)
implantado e pedem o certificado de seus fornecedores.


Para se preparar para crescer.


Para trazer para dentro da organização os conhecimentos das pessoas
que trabalham nela. Assim, se uma pessoa, por exemplo, ganhar na loteria ou se
aposentar e deixar o emprego, o seu trabalho terá continuidade de maneira mais
fácil.

Quando há na organização atividades complexas.

Quando é preciso treinar novos colaboradores.


Se várias pessoas exercem a mesma atividade e é preciso que elas façam essa atividade da mesma forma.


A norma NBR ISO 9001 é aplicável a qualquer produto, a qualquer tipo de serviço e a qualquer tamanho da organização. É também compatível com outros sistemas de gestão e focada em melhoria contínua. Além disso, é voltada para os resultados dos negócios.
O SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) faz parte de vários sistemas que existem nas organizações, entre eles: o Sistema de Informação, o Sistema Financeiro, o Sistema de Vendas. Ao se implantar o SGQ busca-se algo que seja compatível com a organização, que agregue valor e que seja interligado com outros processos organizacionais.


As organizações precisam ser lucrativas, pois uma organização não lucrativa pode falir. E se fechar vai prejudicar não somente os funcionários da empresa, mas também as famílias desses funcionários. Sem falar que prejudica também os clientes e a comunidade que precisam da organização.


Algumas empresas têm clientes que preferem comprar de empresas certificadas na ISO 9001. E como ela quer continuar fornecendo para esses clientes, busca a certificação. Depois de conseguir o certificado, a empresa percebe que a certificação valeu a pena, já que obteve, entre outros, os seguintes benefícios:

Melhoria na transferência interna de conhecimentos e desenvolvimento de
competências.
Melhoria da moral e da motivação da equipe, já que entende o
porquê faz suas atividades e se motiva.
Redução dos custos com qualidade
(refugos, retrabalho, devolução).
Aumento da competitividade, com custo mais
baixo.
Aumento na satisfação dos clientes.
Aumento na rentabilidade.


Para implantar a norma ISO 9001, a empresa precisa primeiro dizer o que faz, depois, fazer o que disse que faz. Para isso, escreve-se as atividades da forma que são realizadas e posteriormente verifica-se se todos fazem da forma que está escrito. Caso contrário, revisa-se a documentação ou treina-se as pessoas a fazerem como está escrito. Assim, depois de um ciclo de verificações e melhorias, todos farão como está escrito. Obtem-se, então, uma padronização da forma de se realizar os processos. Só que isso acontece elevando-se o nível de cada processo, já que se padroniza a melhor maneira de se fazer o que precisa ser feito.


Durante a implantação da norma cria-se também o hábito de registrar o que se faz. Esses registros evidenciam a forma como foram realizadas as atividades, para se ter um histórico do que aconteceu e para se obter dados importantes para a tomada de decisão. Além disso, facilitam a programação das atividades futuras melhorando a performance da equipe.


Uma norma bem implantada leva a redução de custos, porque diminui a quantidade de erros e o desperdício. Também leva ao crescimento e à mudança na escala de produção, o que na maioria das vezes ajuda a baixar os preços. Isso garante uma maior satisfação dos clientes que, assim, compram mais, melhorando os resultados da empresa. É um ciclo de melhorias contínuas. A Organização planeja a melhoria, implanta e checa para ver se está tudo de acordo. Caso positivo padroniza-se a solução e, depois, pensa-se em novas melhorias. Caso contrário, atua-se no problema para solucioná-lo. Com isso, a empresa segue tornando-se cada vez melhor.

Bom trabalho e boa qualidade para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário