quarta-feira, 18 de maio de 2011


DE QUE É FEITO, O BOM LÍDER
A prática do ensino me mostrou que para que algo seja compreendido facilmente e preciso o tornar o mais simples possível e de maneira que faça significado na vida da pessoa.
Pensando nisso, resolvi me lançar no desafio de simplificar ao máximo o que entendo que seja mistura base do bom líder e para verificar se essa fórmula dará certa, peço que pense em pelo menos dois lideres que te inspiram, sejam que você conheceu pessoalmente ou não, e pense rapidamente nas suas características mais marcantes.
Pensou?
Pois bem...Liderar vem do inglês,  to lead, cujo significado é, “conduzir,  encaminhar, encabeçar”. Seu registro esta datado  em 825 d.C. Há também, a palavra procedente do latim,  ducere, cujo significado é conduzir. Portando o líder é aquele que mostra o caminho, toma a frente e é seguido. Então do que ele é feito?
Certa vez li isso como uma característica dos lideres e a partir de então a considero a mais importante: ser uma pessoa gostável, ninguém segue por muito tempo ou segue com prazer uma pessoa que não tem essa característica.
Quando falo em ser uma pessoas gostável, me refiro a ser uma pessoa ética, que não fica lamentando os problemas e sim buscando as soluções, que trate sua equipecom educação, que critique quando necessário, mas que também saiba reconhecer um bom trabalho. 
Com a característica citada no parágrafo anterior o líder terá uma base muito sólida, no entanto não é o suficiente, a segunda característica essencial para o nascimento do bom líder, é que ele precisa ser competente.
Na minha infância, em uma pequena cidade do interior mineiro, quando meu pai me levava para acompanhar e em alguns casos fazer determinadas atividades no sítio, eu argumentava que não precisava fazer bem feito, porque não mexeria com aquilo e ele respondia: Pode não fazer, mas é preciso saber fazer para saber mandar.
Esse ensinamento de meu pai sempre fez muito sentido pra mim, porque via o respeito que todos funcionários tinham com ele e o  quanto os resultados que ele conseguia eram melhores que os de outros que não tinham competência na área que estavam a liderar.
A linha de pensamento que tenho é que o sendo uma pessoas gostável você atrairá também bons parceiros para a sua equipe e tendo  a humildade de aprender com eles será cada vez mais competente, e com competência poderá liderar pelo exemplo e atingir resultados cada vez mais significativos, se consagrando como o bom líder. 

Autor: Ailton Arantes Cunha para o portal Qualidade Brasil
Estudante do curso de Química da Universidade Federal de Viçosa-UFV. Atua como Diretor de Qualidade da Empresa Jr. de Química e Engenharia Química: Sinergia,

Nenhum comentário:

Postar um comentário