terça-feira, 31 de maio de 2011

MEIO AMBIENTE - FIQUE DE OLHO!

Quanto Lixo!

Falta Espaço...
São montanhas e montanhas de detritos, “lixões” urbanos oficiais ou clandestinos e até “exportação” de lixo dos grandes centros para cidades do interior, ou de um país para outro, devido ao esgotamento de aterros sanitários e à falta de usinas de compostagem. Somente São Paulo produz 12 mil toneladas por dia, e o lixo domiciliar cresce 5% ao ano.
...E O Plástico Avança
“Ninguém sabe estimar a quantidade de restos de plástico que sujam os oceanos. Fala-se em cerca de 160 mil toneladas, apenas em embalagens e linha de pescar, jogadas ao mar a cada ano por pescadores e marinheiros. E outras milhares de toneladas do lixo individual de banhistas, dos barcos de passeio e das fábricas.”
- Michael Bowker, Revista International Wildlife
Resíduos Perigosos
Uma parte do lixo industrial (7% ou cerca de 190 mil ton/ano na região metropolitana de São Paulo) é composta de materiais considerados perigosos: resíduos sólidos ou mistura de sólidos cuja inflamabilidade, poder corrosivo e toxicidade podem trazer riscos à saúde pública. Inúmeros pontos de despejo de lixo perigoso estão em áreas de proteção de mananciais, onde se capta a água. Esses lixões e aterros muitas vezes são freqüentados por catadores que buscam restos de comida, papel, roupas e utensílios. Há ainda a presença de animais – porcos e vacas – que se alimentam de resíduos contaminados, também ajudando a espalhar o perigo.
O Problema
“O problema da destinação final do lixo é conseqüência de um modo de vida baseado no preparo e consumo rápidos de produtos e na facilidade existente em ‘jogar no lixo’. Nos últimos trinta anos, o lixo do mundo multiplicou-se por três, principalmente por causa dos restos de embalagens.”
- Renew America
A Solução
O poder público e as indústrias precisam juntar forças para construir mais aterros e incineradores, além de adotar a reciclagem. O bom senso recomenda: desperdiçar menos e reciclar mais.
O Brasil produz diariamente 90 mil toneladas de lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário