terça-feira, 16 de agosto de 2011

O TRABALHO EM EQUIPE

Trabalhar em equipe tem sido um grande desafio para empresas e organizações em todo o mundo. A questão é demonstrar efetivamente aos colaboradores que para fazer o gol, é preciso combinar habilidades, talentos, esforço e conjunto sinérgico (equipe), para chegar com mais eficácia ao resultado final: a meta. 
Estamos vivendo um novo século e novo milênio, marcados por profundas transformações tecnológicas, sociais e econômicas. Cada vez mais as ações individuais estão cedendo lugar às atividades coletivas e participativas. Com isso, vem-se obtendo maior cooperação e liberação do potencial criativo das equipes, maior indução para o engajamento, melhorando os resultados das organizações, além de estimular a motivação dos colaboradores diretos e indiretos.

A delegação é o ponto inicial dessas mudanças, onde o líder investe no amadurecimento coletivo das equipes, criando o indispensável clima para participação.

Dentro deste contexto, ressalta-se o expressivo destaque dos programas participativos tradicionais, enriquecidos a partir de 1960 com o advento das correntes japonesas da Qualidade, materializadas em muitos programas de comprometimento coletivo (Círculos da Qualidade, Times da Qualidade, 5S/ Housekeeping, Grupos de Melhoria, Grupos Operativos etc).

Pensamos, por exemplo, no quanto é  importante para os pilotos da Fórmula 1, o trabalho das equipes, antes e durante as corridas, nas inúmeras indústrias e segmentos de serviços envolvidos.

O Programa Participativo Empresarial é a essência da mobilização para o aprendizado e crescimento. Segundo a pesquisa realizada  pela Fundação da Educação Criativa (EUA), as habilidades requeridas na aprendizagem,  na vida das 500 maiores empresas do mundo, por ordem de importância, todas associadas a participação e pessoas, foram:

1. Trabalho em equipe; 
2. Solução de problemas;
3. Habilidades interpessoais;
4. Comunicação oral;
5. Saber ouvir;
6. Desenvolvimento profissional e pessoal;
7. Pensamento criativo;
8. Liderança;
9. Motivação para objetivos e metas; 
10. Redação própria; 
11. Desenvolvimento organizacional;
12. Computação; e
13. Muita leitura.

O que tem acontecido na sua empresa?
Fonte: Eng. Tadashi - UBQ RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário