quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

CASA DE FERREIRO, O ESPETO É DE PAU


No blog do competente Stephen Kanitz, está esta matéria que reproduzo com comentários. Temos uma vida inteira trabalhando com GESTÃO, e logicamente com os desafios intrínsecos à questão, e quando vemos o que está acontecendo com a legendária USP, berço do conhecimento, é preciso parar e refletir. O que lá está acontecendo é o mesmo que acontece nas empresas, nos governos, nas milhares de prefeituras de todo o Brasil, trazendo um enorme prejuízo para a sociedade brasileira. Mas você diria, na USP??? Como pode ser?
Diz então Stephen Kanitz em seu post, "o Professor Wanderley Messias, candidato a Reitor da USP vai mais longe do que meu post "A Lenta Decadência da USP", afirmando no Estado de São Paulo que a USP está à beira do colapso.
Isto terá enormes consequências a todos os ex-alunos da USP porque a marca USP perderá valor, bem como o diploma da USP, e mais tarde o salário de quem tem este diploma.
Veja alguns trechos da entrevista.
"Apesar de termos enorme capacidade de produzir cursos de gestão para fora, temos a dificuldade de fazer o mesmo para dentro".
"Há um descolamento entre excelência acadêmica e qualidade da administração".
Ou seja, a USP é mal administrada.
E nós sabemos porquê. Nunca teve administradores profissionais contratados, sempre são professores sem instrução em administração que são sacrificados para cargos administrativos.
Sacrificados é o termo correto, porque assim perdemos grandes professores, que se tornam péssimos gerentes, simplesmente porque a USP se recusa a entender o que significa gestão profissional.
A USP sempre se opôs aos cursos de MBA, inclusive expulsando-os da USP. A FIA e a FIPECAFI foram impedidas de dar cursos de gestão na USP.
E elas surgiram porque a USP recusava a dar verbas públicas para o ensino de Administração para Executivos de empresas, justamente as empresas que pagam o ICMS que a própria USP recebe.
Professores da ECA e FFLCH achavam que o MBA era "produtivista", e que a função da USP era ser "crítica" da sociedade.
Tornar a sociedade mais eficiente e bem administrada, jamais foi uma bandeira da FFLCH. Assustador, mas verdadeiro.
Agora a USP está à beira do colapso administrativo. Algo que a FIA e o Departamento de Administração da FEAUSP vinham alertando há mais de 40 anos"

Pois é pessoal, na fábrica do conhecimento está faltando o conhecimento essencial, o da gestão e liderança focada em resultados para a sociedade. Está na hora de voltarmos 60 anos atras e reestudarmos aqueles velhos 14 pontos de DEMING, quem sabe faz efeito?

Getulio - NATAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário