terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O GURU DA GESTÃO BRASILEIRA

FALCONI – a modernidade na GESTÃO EMPRESARIAL




Nascido em Niterói, mas criado no jeitinho mineiro a base de pão de queijo, Falconi é um engenheiro metalúrgico que virou administrador. Sua obsessão pela modernização da gestão lhe rendeu fama e crescimento exponencial na área da consultoria de empresas.


Criado no modo japonês de fazer gestão e administração de empresas, o ex funcionário da siderurgia faz sucesso e novamente aparece de forma brilhante na capa de EXAME – edição, 957, de 02 de Dezembro 2009. Nesta edição, além dos vários testemunhos de empresários, Falconi continua puxando a orelha dos dirigentes brasileiros que ainda não se afinaram com o bom uso do método gerencial baseado no PDCA (PLAN, DO, CHECK, ACT), do velho e querido guru americano Edwards Deming.







A reportagem de EXAME ressalta o lançamento do seu novo livro, O VERDADEIRO PODER, com destaque para sete pontos fundamentais. Vejam nossos comentários sobre os 7 pontos:


1. Declarar um problema deve ser uma alegria – As empresas devem estar sempre descontentes com sua performance. O problema é a oportunidade de uma melhoria.


2. A vontade de querer ser o melhor deve ser incentivada e valorizada – Querer chegar a ponto de melhor desempenho é vital. Usar o conceito de benchmarks para ultrapassar objetivos. Estabelecer metas e visão de futuro.


3. Decisões com base em opiniões, em geral, se mostram desastrosas – Usar o método PDCA baseado em fatos e dados (estatística) para adquirir consistência no plano e nas ações, e portanto nos resultados.


4. Quem tem muitas prioridades acaba por não ter nenhuma – Falconi recomenda no máximo (até) 5 metas prioritárias para acompanhar e controlar os resultados. Aqui se aplica o Gráfico de Pareto, onde o conceito é: “Poucos são vitais, muitos são triviais.”


5. Liderar é bater metas consistentemente – as pessoas gostam e precisam de metas claras e objetivas. Quem tem o caminho e a direção (Método) tem maiores probabilidades de alcançar os resultados planejados.


6. Crie uma cultura de enfrentamento – a cobrança de resultados e correção de rumos ajuda na gestão pragmática da organização. Disciplina e resultados andam de mãos dadas (Ver também Jack Welch – O executivo do século).


7. Nunca vi uma pessoa de sucesso que não ama o que faz – o melhor caminho é trabalhar com quem gosta do que faz e isto envolve paixão pela organização e pelos clientes, ou seja, é o caminho do sucesso.


Conheci Falconi lá no início da Fundação Christiano Ottoni da UFMG, e desde lá, nunca vi alguém tão apaixonado pela eficácia e sucesso das organizações. Parabéns ao guru do Brasil, como cita a capa da revista EXAME.

Nenhum comentário:

Postar um comentário