segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

ANTONIO MACIEL - ENTREVISTA

Quase 20 anos depois do encontro com o Mestre Juran, hoje, um dos maiores e bem sucedidos executivos brasileiros, Maciel dá entrevista ao Celulose On Line – veja na íntegra:

04/11/2010 - Pela segunda vez consecutiva, Antonio Maciel Neto, presidente da Suzano Papel e Celulose, ganhou a eleição de melhor CEO do setor de C&P da América Latina. A nomeação do executivo foi baseada em critérios como visão, relacionamento e desempenho da companhia. A escolha do prêmio é feita por meio de uma pesquisa realizada pela RISI, com analistas financeiros que cobrem o segmento. Solidário, Maciel não leva o título para casa sozinho. Ele acredita que o comprometimento da equipe da Suzano proporcionou bases fortes e sólidas para o sucesso de seu plano de crescimento estratégico. O empresário, que já ocupou cargos como CEO de operações e vice-presidente corporativo da Ford Motor, completou seis anos de experiência no setor de C&P e acredita que sua melhor qualidade seja a capacidade de adaptação.

Celulose Online: Pela segunda vez consecutiva você recebeu o prêmio de melhor CEO do segmento de C&P da América Latina, pela RISI. Como esse prêmio acontece e o que você acha que foi preponderante para sua nomeação?

Antonio Maciel Neto - A RISI entrega esta nomeação por regiões: América Latina, Europa, Estados Unidos e Ásia e eles têm um prêmio que a Suzano ganhou no ano passado - o prêmio de melhor estratégia global do setor. Todo o mundo vê uma estratégia muito interessante e sólida por parte da Suzano com o plano 2024* da empresa. Temos uma execução muito boa e trazemos resultados consistentes. O plano é assertivo e temos entregado os resultados de acordo com o que planejamos permanentemente.

Outra coisa que eles também avaliaram, bastante importante, foi o comportamento da Suzano durante a crise. Nos estávamos muito preparados para a crise, tínhamos caixa alto, por conta do fato de que temos um perfil financeiro conservador. Outro ponto foi que não fizemos derivativos exóticos – o que era uma tentação. No ano da crise investimos 36% a mais que no ano anterior, pois tínhamos condições de investir e estávamos com a economia muito sólida do ponto de vista financeiro.

Celulose Online: Na sua ótica, como se estabelece o reconhecimento para a empresa?

Antonio Maciel Neto - Na verdade esta nomeação estabelece o reconhecimento para nossa equipe ou então para mim, por ser o CEO, mas é de fato um reconhecimento para a nossa equipe - sobre o que a gente tem feito em termos de formação de estratégia, mas principalmente para entrega de resultados nas várias dimensões.  Então, eu o atribuo à minha equipe. Digo para o pessoal aqui, que quem tem uma boa equipe tem resultados. Nós temos a melhor equipe da indústria. O pessoal trabalha firme e eu vou lá pegar a taça.

Celulose Online: Você então acredita na máxima de que um bom trabalho em equipe é a dica para se atingir o sucesso empresarial?

Antonio Maciel Neto - Uma indústria como a Suzano tem cerca de 4 mil pessoas trabalhando diretamente e cerca de 12 mil trabalhando indiretamente. Essas pessoas trabalham todos os dias com a gente. Isso aqui é um esporte coletivo, não é um esporte individual como a natação, a corrida. Nosso trabalho é basquete, vôlei, futebol. No esporte coletivo quem ganha é a equipe, ninguém faz nada sozinho.

Celulose Online: Como aconteceu a mudança da sua carreira do setor automobilístico para o de celulose e papel? Você acompanhava este setor antes de entrar para o mercado?

Antonio Maciel Neto - Para mim foi uma experiência interessante e muito gratificante. A Suzano é uma empresa brasileira de capital aberto há mais de 20 anos. É uma empresa extremamente competitiva globalmente. Quando entrei, em 2006, ela tinha 82 anos, agora estamos com 86 anos. É uma empresa diferente  -  muito forte e robusta - deste ponto de vista. E o que eu fiz? A mesma coisa que fiz quando fui para a Ford. Minha filosofia de trabalho é a seguinte: você tem que entender do jogo, para querer ganhar o jogo tem que entender as regras.

Por isso,
nos últimos quatro anos de trabalho na Suzano eu tenho estudado profundamente o setor. Hoje mesmo eu estava fazendo a revisão que faço mensalmente, de todas as operações das fábricas com o pessoal. Aí eu questiono e procuro participar do time. Na realidade, os fundamentos de todas as indústrias são os mesmos.

Celulose Online: E quais são esses fundamentos?

Antonio Maciel Neto: Os principais fundamentos de uma indústria são muito parecidos. Então o que é este fundamento? É ter uma estratégia sólida que agregue valor aos acionistas. É ter uma comunicação forte dessas ações, uma execução perfeita, buscar excelência profissional, procurar sempre inovar fazendo coisas diferentes. Estes são os conceitos gerais que existem em todas as indústrias.

Celulose Online: Você acredita que as características pessoais do "comandante" das  empresas também refletem na estratégia?

Antonio Maciel Neto – Exatamente. Eu penso nas estratégias, na execução, na necessidade de se procurar equilibrar o longo prazo com o curto prazo. Essas coisas são muito parecidas em qualquer indústria, mas é muito importante conhecer as especificidades do negócio. No meu caso vivi uma adaptação, mas apesar dos setores serem completamente diferentes, eu sou um cara de indústrias. Sempre trabalhei com indústria e acredito que a capacidade de adaptação é a minha principal característica.

Celulose Online: Qual é hoje a postura adequada de um CEO com relação à cobrança mundial sobre a sustentabilidade? Como agir?

Antonio Maciel Neto – A primeira coisa a se definir é o que é sustentabilidade? Se você perguntar para 50 CEOs de diferentes empresas: O que é sustentabilidade? Você vai ouvir pelo menos 45 respostas diferentes. Este é um tema que está muito em voga.

Celulose Online:
E o que é sustentabilidade para a Suzano Celulose e Papel?

Antonio Maciel Neto - Para nós da Suzano, a sustentabilidade refere-se à capacidade de repetir os ciclos de sucesso da empresa ao longo do tempo. Este conceito de ciclo é básico: quer dizer você tem um ciclo e em seguida tem um outro ciclo e depois o sucesso. Para a Suzano, ser sustentável é ser uma empresa que vai continuar sempre crescendo de forma sustentável, repetindo os ciclos cada vez melhores.

Nós fizemos este ciclo grande e crescemos 120% com a linha 2 de Mucuri e com a aquisição da Ripasa, que depois virou a Compacel. Com vários programas de melhoria das nossas fábricas, tivemos crescimento de 120% entre 2004 e 2009.

Agora estamos preparando o novo ciclo para crescer 150% até 2015, com as fabricas de Maranhão e Piauí e optamos pelo uso de energia renovável.

Celulose Online – Como pensam em alcançar estes resultados?

Antonio Maciel Neto: Para você conseguir isso, você precisa de três coisas:

- Resultados econômicos financeiros - sem resultados econômicos você não consegue investir

- Respeitar o meio ambiente: esta é uma questão de extrema importância

- Ter bom relacionamento com as comunidades em que atuamos

Antigamente se você tivesse só o investimento - o dinheiro, você poderia crescer. Hoje se você não respeitar o meio ambiente, a legislação vai te impedir ou os clientes não vão querer comprar de você. E é exatamente a mesma coisa com as comunidades. Se você não tiver uma integração com as comunidades onde atua, isso pode impedir o seu crescimento.

Celulose Online: Na sua opinião, o Brasil está preparado para a crescente demanda de mão de obra deste setor?

Antonio Maciel Neto: Para o Brasil continuar crescendo tem a questão da infra-estrutura, quer dizer: se não tivermos ferrovias, portos e aeroportos não vamos para lugar nenhum. Já estamos com problemas nas ruas por conta do trânsito, não tem metrô,  etc. E um outro problema limitador é a formação de pessoal. Hoje, o último número que eu vi é que estão abertas diversas vagas para engenheiros.  O Brasil forma 32 mil engenheiros por ano, enquanto a China forma 400 mil, mas este é um problema bom para ser resolvido: investir em educação para valer!

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