segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

30 CONSIDERAÇÕES SOBRE O MARKETING

PÉROLAS DE SETH GODINO futuro não é mais o mesmo, editora Campus
  1. Propaganda esperada, pessoal e relevante é sempre melhor que lixo não solicitado
  2. Fazer promessas e cumpri-las é uma ótima maneira de se construir uma marca
  3. Seus melhores clientes valem muitíssimo mais que os seus clientes médios
  4. Share of wallet é um método de medir sucesso mais fácil, mais lucrativo e, ao final das contas, mais eficaz do que o share of market
  5. O marketing começa antes de o produto ser concebido
  6. Propaganda é apenas um sintoma, uma tática. Marketing é muito mais do que isso.
  7. Preço baixo é uma ótima estratégia para se vender uma commodity. Contudo, isso não é marketing. É eficiência.
  8. As conversas (relacionamentos) entre pessoas que compõem o seu mercado acontecem independentemente de sua vontade. O bom marketing estimula o tipo certo de conversa.
  9. Produtos notáveis inspiram conversas
  10. Marketing é o modo como os nossos empregados atendem o telefone, o layout de nossas faturas e a nossa política de devolução de produtos.
  11. É impossível enganar a todos, nem mesmo a maior parte do tempo. E, quando você for desmascarado, as pessoas falarão sobre essa experiência.
  12. Se você faz marketing com um orçamento anual praticamente estático, sua visão é a de que isso é despesa. Bons profissionais de marketing percebem que marketing é investimento.
  13. As pessoas não compram o que precisam e, sim, o que desejam.
  14. Você não está no comando. E seus prospects nem ligam para você.
  15. O que as pessoas querem é algo mais, o bônus emocional que elas ganham quando compram algo que amam. 
  16. O marketing business-to-business é apenas marketing para consumidores que, por acaso, tem uma empresa para pagar suas contas.
  17. Os meios tradicionais de interromper o consumidor (anúncios de televisão, estandes em feiras e exposições, mala direta) estão perdendo a sua vantagem em termos de custo-benefício. Ao mesmo tempo, novos modos de disseminar idéias (blogs, atualizações on-line do tipo RSS permitidas pelo usuário, fã-clubes de consumidores) estão rapidamente provando como funcionam bem.
  18. Pessoas de todas as partes do mundo e de todos os níveis de renda respondem ao marketing que promete e cumpre desejos básicos da natureza humana.
  19. O marketing bem feito conta uma história.
  20. As pessoas são egoístas, preguiçosas, desinformadas e impacientes. Comece a partir desta premissa e você ficará agradavelmente surpreendido com suas descobertas.
  21. O marketing que funciona é aquele que as pessoas escolhem prestar atenção.
  22. Histórias eficazes combinam com a visão de mundo das pessoas que as ouve.
  23. Escolha os seus clientes. Descarte os que prejudicam a sua capacidade de contar a história certa para os outros.
  24. Um produto para todos raramente alcança qualquer pessoa.
  25. Viver e respirar uma história autentica é a melhor maneira de sobreviver em um mundo inundado por conversas.
  26. Os profissionais de marketing também são responsáveis pelos efeitos colaterais provocados por seus produtos.
  27. Lembrar ao consumidor uma história da qual ele gosta e na qual confia é um poderoso atalho.
  28. Bons profissionais de marketing fazem medições.
  29. Marketing não é emergência. É um exercício cuidadoso e planejado que teve inicio há muito tempo e que não termina antes que você chegue ao fim.
Um único consumidor decepcionado equivale a dez consumidores felizes.

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