domingo, 30 de outubro de 2011

CONSULTORIA NO SERVIÇO PÚBLICO - CEBICT 2011/2012

A ação de consultoria e capacitação no Serviço Público segue a mesma orientação dos cursos, palestras e assistência técnica praticados no setor empresarial, obedecendo a adaptações e ajustes necessários. O setor público vem demandando soluções na área da Gestão, Recursos Humanos, Gestão de custos e melhoria de receitas, Planejamento Estratégico com foco no cidadão, entre outros temas que deverão ser confirmados via diagnóstico interno de gestão.  Pontos a destacar no Serviço Público:
1.     GESTÃO ESTRATÉGICA PARA PREFEITURAS – trabalho focado na introdução do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO nos moldes da Qualidade Total nas prefeituras. O tempo de execução vai de 6 a 12 meses dependendo do diagnóstico inicial da prefeitura.
2.     PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA SECRETARIAS DE GOVERNO – Projeto similar ao das prefeituras, entretanto, foca-se a temática da Secretaria em questão e nos instrumentos gerenciais apropriados para o órgão.
3.     PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA – Projeto com ampla gama de métodos e ferramentas visando a melhoria do desempenho gerencial do órgão público, estabelecimento de metas, objetivos e desafios tendo como base a filosofia e prática da QUALIDADE TOTAL NO SERVIÇO PÚBLICO. Toda a base é educada e capacitada nos mais modernos métodos de gestão organizacional. O tempo de execução vai de 12 a 14 meses, e exige reciclagem no sentido da atualização permanente.
4.     CERTIFICAÇÃO ISO 9001 PARA PREFEITURAS – Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001) aplicável às secretarias da prefeitura e ou a prefeitura como um todo.
5.     PROJETO LEARNING ORGANIZATION PARA ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS – instituição do sistema de aprendizagem continuada através de um programa de no mínimo 12 meses.
6.     PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E PRÊMIO ECOLOGIA – montagem de plano de capacitação e educação ambiental. Estabelecimento de premiação com foco no meio ambiente. 

fCONTATO PARA CONSULTORIA, CURSOS E PALESTRAS:
  getulioferreira13@gmail.com, e também no cebict@gmail.com e pelo telefone (27) 98451001. Peça nosso folder em pdf. 

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

CEBICT - 18 ANOS DE LUTA

A luta tem sido muito desafiadora. 18 anos de caminhada sem tréguas, correndo o Brasil, desenvolvendo projetos e boas ideias no Rio Grande do Norte e também no nosso querido Espírito Santo. Nossos agradecimentos aos amigos, empresas e organizações públicas que vem apostando no nosso trabalho. 2011 tem como destaque nossa participação no www.folhavitoria.com.br/economia/blogs/gestaoeresultados - Vejam nossas ideias também neste que o maior portal de notícias do ES. Estamos também no FACEBOOK na página de GETULIO FERREIRA APOLINÁRIO e também no Twitter pelo @GETULIOAPOLO. 
Esperamos contar com a participação e confiança de todos vocês, amigos da Gestão, Qualidade e Produtividade. Saúde!

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

CURSOS E PALESTRAS CEBICT 2011/2012

Propostas de Cursos e Palestras CEBICT, pelo consultor Getulio A. Ferreira para empresas e setor público. Veja a seguir:

. GESTÃO EMPRESARIAL VIA 14 PONTOS DE DEMING – aplicação dos conceitos de Deming para a redução de custos e melhoria da produtividade empresarial. Os 14 pontos de Deming oferecem uma visão sistêmica importante para o estabelecimento do planejamento de ações de rotina e melhorias na organização. Da mesma forma, o método Deming interliga-se em seus pontos com varias outras ferramentas de gestão.

. FERRAMENTAS DA QUALIDADE APLICADAS AO. GERENCIAMENTO E PROJETOS – Uso de métodos e técnicas da Gestão da Qualidade na elaboração, acompanhamento e controle de Projetos – Método Click KJ, Check List, 5W2H, Diagrama de árvore, Gráfico de Pareto, entre outros.

. METODOLOGIA DA GESTÃO ESTRATÉGICA – planejamento de curto, médio e longo prazos, visão sistêmica de processos, conceitos e práticas do planejamento estratégico.

. LIDERANÇA E MOTIVAÇÃO COM FOCO EM RESULTADOSObjetivo: Consolidação da função do líder como agente facilitador do papel motivador. Motivação e felicidade como base para a melhoria dos resultados pessoais e organizacionais.  Modalidade: Palestra

. AS 7 FERRAMENTAS DO SISTEMA DE CONTROLE DA QUALIDADE E MÉTODO PDCA – Visão do Método e aplicabilidade das ferramentas para levantamento, análise e solução e prevenção de problemas locais e sistêmicos. 

. GERENCIAMENTO POR INDICADORES E O BSC – Fundamentos do sistema de gerenciamento de indicadores, gestão à vista e abordagem da gestão no conceito do Balanced Scorecard.

. FILOSOFIA E PRÁTICA DO TRABALHO EM EQUIPE – Fundamentos da administração participativa, grupos no formato Círculos da Qualidade, Grupos de solução de problemas, trabalhos práticos e impactos na redução dos custos e melhoria da produtividade nas empresas. 

. CRIATIVIDADE. INOVAÇÃO E MELHORIA CONTÍNUA COM BASE NO MÉTODO CLIC KJ –Estimular e capacitar para o uso da ferramenta de criatividade e inovação do Clic Kj para planificação de projetos, montagem de planos e ativação do KAIZEN na organização.

. FORMAÇÃO DE CONSULTORES INTERNOS DO SISTEMA DE GQ – Capacitação de multiplicadores internos para atuação no desdobramento das metas, diretrizes e projetos e garantir a continuidades dos Programas de qualidade, ISO 9001 e Planejamento Estratégico.

. GESTÃO DE PROCESSOS E FOCO NO CLIENTE – conceito de padronização e abordagem por processos. Uso do método 5W2H na elaboração dos padrões de processo e melhoria dos resultados organizacionais. A importância do Cliente na definição dos processos pelo método QFDQuality Function Deployment

. QUALIDADE NO ATENDIMENTO – desenvolvimento de equipes e pessoal conectado com os clientes internos e externos – Linha de frente. Aspectos comportamentais e influências na percepção da qualidade da organização pelo cliente. Uso de métodos e técnicas na avaliação do atendimento pelo cliente. 

DESENVOLVIMENTO E APRIMORAMENTO DA GESTÃO EFICAZ – Visão do sistema de gerenciamento situacional transformando simples colaboradores em elementos ativos na melhoria dos resultados da organização. Hábitos da liderança eficaz e aplicação dos mesmos na rotina diária. Diagnósticos de gestão, planejamento, ação e controle de resultados.

. OS 12 MANDAMENTOS DA QUALIDADE E SUCESSO EM VENDAS Discutir e viabilizar a visão atual do marketing e sua aplicação em vários setores da economia, entendendo sua inter relação com as Questões da Qualidade Total, Sustentabilidade e outras tendências modernas. Estudo dos aspectos comportamentais, técnicos e metodológicos e de disciplina humana que influenciam na qualidade dos serviços e sucesso na abordagem junto ao cliente. Elementos vitais do CRM – Customer Relationship Management para a melhoria de resultados.

. PROJETO 5S, MEIO AMBIENTE E COMBATE AO DESPERDÍCIO
Estudo dos conceitos e aplicação do 5S (sensos de Utiliza ção, Ordenação, Limpeza, Higiene e Auto disciplina) na melhoria do meio ambiente, redução de custos e combate ao desperdício. Propiciar elementos que favoreçam a participação efetiva dos trabalhadores através da ferramenta. Possibilitar a execução de auditorias de 5S nos setores e departamentos da organização.

. A ISO 9001 COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO EMPRESARIAL FOCADA NA LUCRATIVIDADE – Aplicar de forma prática os aspectos da norma ISO como instrumento de gestão estratégica, melhoria do relacionamento com o cliente, gestão de pessoas e solução de problemas, método PDCA (Gestão da Rotina e Diretrizes) Melhoria Contínua (Kaizen), gestão de processos (5W2H) e redução de custos.

Maiores informações com getulioferreira13@gmail.com e pelo telefone 17 – 98451001.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Os objetivos do Milênio, depois de quase 12 anos do seu lançamento ainda continuam merecedores de atenção pelos cidadãos, empresários e toda a sociedade e em especial dos governos federal, estadual e municipal.
No conjunto dos objetivos o papel do voluntariado é de suma importância para o alcance destes objetivos. Veja em sua cidade as entidades vinculadas através de consulta na internet. Participe!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

NOTÍCIAS DA QUALIDADE - BANAS

Viste o site da BANAS e confira as notícias mais recentes na área da Qualidade, e em especial nos temas da Gestão, ISO 9001, Meio Ambiente e outras.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

GESTÃO HUMANA NAS ORGANIZAÇÕES

Como diz TOM PETERS (In Search of Excellence), "tudo vem das pessoas". Esta foi a tônica dos trabalhos desenvolvidos na FRUTAS FUTURO, São Félix do Coribe, Região Oeste da Bahia. Após 5 dias de intenso trabalho na empresa, nesta ultima semana, ficou a constatação de que o melhor investimento na atualidade é o investimento nas pessoas e nas capacidades humanas que envolvem a RAZÃO e a EMOÇÃO
A GESTÃO PARTICIPATIVA complementa um sistema de administração que valoriza a ação humana e produz criatividade, inovação e resultados consistentes. Parabéns aos diretores Walternan, Bayer e Cezana que por sua vez seguem apostando neste caminho e na educação permanente dos seus recursos humanos.

A FRUTAS FUTURO é uma das maiores empresas nacionais na produção e comercialização do Mamão para o mercado interno e também para o externo (Europa). Também produz Melancia, Algodão, Feijão e outras variedades agrícolas.

domingo, 18 de setembro de 2011