7 Princípios fundamentais da Qualidade Total - TQC
O Total
Quality Control – TQC (Qualidade Total) é uma metodologia que as organizações utilizam
para melhorar seus processos internos e aumentar a satisfação do cliente.
Quando é devidamente aplicado, este estilo de gestão pode levar a redução dos custos relacionados com a
manutenção corretiva ou preventiva, um melhor desempenho global, e um aumento
do número de clientes satisfeitos e leais. Em resumo, o TQC visa a Qualidade
intrínseca de produtos e serviços, O custo em todos os níveis e o cumprimento
dos prazos.
A
Qualidade Total não é algo que acontece da noite para o dia. É um processo que
exige conhecimento, técnica e participação de todos na empresa.
Veja a
seguir os 7 princípios da Qualidade Total:
1. Qualidade pode e deve ser gerenciada
Muitas
empresas tem se descuidado com as infrações contra a qualidade. Crosby já dizia
que a qualidade é de graça, o que custa são as infrações contra a qualidade. O
primeiro passo no processo de TQM, então, é perceber que há um problema e que
ele pode ser controlado. Nada melhor do que adotar a metodologia do PDCA e
entender que se pode acertar desde o início.
2. Processos e Pessoas
Se o
processo está causando problemas, não importa quantas vezes você contrata novos
funcionários ou quantas sessões de treinamento você executa para os empregados. A solução está em corrigir o processo (sistema) e, em seguida, treinar o seu pessoal sobre esses
novos procedimentos.
3. Não tratar os sintomas (efeitos), procure a cura
(causas).
Se você procura
minimizar efeitos indesejáveis você nunca será capaz de atingir plenamente o
seu potencial de solução dos problemas. Problemas devem ser tratados de forma
racional e científica, investigando-se as causas através de amplo diagnóstico e
evidências do comportamento estatístico das variáveis de causas. O efeito é
apenas a conseqüência do conjunto dos fatores causais.
4. Qualidade é compromisso de todos.
Todos na
empresa, da linha de frente na produção
até a alta gerência, devem perceber que eles têm um papel importante a
desempenhar para garantir elevados níveis de qualidade em seus produtos e
serviços. No sistema empresarial devemos lembrar que somos clientes e
fornecedores internos, e que nosso desempenho é que vai gerar produtos e
serviços de qualidade para os clientes externos.
5. A Qualidade deve ser mensurável. Quem não mede
não gerencia coisa alguma.
Um
sistema de gestão da qualidade só é eficaz quando você pode quantificar os
resultados. Você precisa assegurar de que o processo está correto e que está
tendo o efeito desejado em termos de resultados planejados. Isso irá ajudá-lo a
definir suas metas para o futuro e garantir que cada departamento está
trabalhando para o mesmo objetivo global de qualidade, produtividade e
lucratividade.
6. As melhorias de qualidade devem ser contínuas.
Praticar o Kaizen.
Qualidade
Total não é algo que pode ser feito uma vez e depois esquecido. Não é uma
gestão de uma "fase" que vai acabar depois que um problema foi
corrigido. Melhorias reais e contínuas, como no Kaizen Japonês, devem ocorrer com freqüência e permanentemente,
a fim de aumentar a satisfação e fidelização dos clientes da empresa. As
versões recentes da ISO 9001 estabelecem requisitos para que esta melhoria
contínua seja adotada pela organização que busca ou mantém sua certificação do
sistema da qualidade.
7. Qualidade é um investimento a longo prazo
Qualidade
Total não é uma solução rápida. É um investimento a longo prazo, com foco no
tripé de Qualidade, custo e prazo. Além do esforço interno de ajustes e
controle dos processos, uso de ferramentas e métodos gerenciais, é necessário
também investimentos permanentes em educação, treinamento e desenvolvimento dos
funcionários, que por sua vez devem ser estimulados a participar das soluções
de problemas, idéias criativas e inovadoras no conjunto da empresa. A Qualidade
Total tem na participação dos empregados um fator sinérgico de alta importância
para os objetivos da empresa.
A estes 7
princípios devem se somar outros caminhos igualmente interessantes e
importantes como as práticas de Deming, Juran, Crosby, Ishikawa, e tantos
outros grandes especialistas na área da Qualidade Total.
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