O título desse artigo, uma frase do sábio José Datrino (também
conhecido como “Profeta Gentileza”) me remete a uma realidade cruel
todas as vezes que a leio: quando esse homem gentil chegará? Será que um
dia estará entre nós? Estamos preparados para isso?
Queremos mudanças o tempo inteiro, mas que de preferência os outros a promovam.
É muito mais cômodo esperar de braços cruzados do que tomar a
iniciativa e transformar qualquer coisa que seja – mesmo que seja melhor
para nós mesmos.
Desejamos empresas mais humanas, justas e que
ofereçam um ótimo ambiente para se trabalhar. Precisamos que nossos
colegas e líderes estejam prontos a nos escutar, nos desculpar, nos
incentivar e nos deixar livres para produzir de acordo com nosso
roteiro. “Queremos profissionais capazes de se relacionar com outras
pessoas”. Esse é o discurso de praticamente todos os Gerentes de
Recursos Humanos dessa geração.
E o tal do “homem gentil” que dizia Datrino? Onde ele está?
Quando chegaremos nesse “futuro”? Essas respostas já existem. Faço
questão de conscientizar profissionais de todas as áreas que a gentileza
no trabalho é uma ferramenta indispensável para o sucesso, e que não
podemos mais abrir mão dela. E sabe por quê? Porque esse “futuro” já chegou, e nós
devemos ser aquele “homem gentil”. Porém, por vários motivos óbvios e
profissionais, praticar a gentileza não está entre nossas principais
prioridades, e por isso acabamos hostilizando as pessoas ao nosso redor.
Trata-se de atos impensados que quando nos damos conta, “pimba”,
fomos grosseiros e deixamos de lado os “pilares” básicos que sustentam a
gentileza no dia a dia profissional. Chamo de “pilares” os valores como
a solidariedade, tolerância, respeito, amizade, confiança, saber ouvir e
paciência – cada vez mais ausentes no dia a dia corporativo.
Numa visão bastante arrojada e, ao mesmo tempo leve, seria correto considerar a gentileza sinônimo da ética.
Sendo mais claro, se todos esses valores estiverem juntos e
concentrados na realidade cotidiana de uma empresa, podemos dizer que
seria um local de trabalho gentil. E para que isso
aconteça, existe um método próprio e inovador, capaz de transformar e
trazer soluções surpreendentes para as equipes e empresas de qualquer
porte e setor.
Gentileza gera gentileza. E a prova que temos de que
essa afirmação é cada dia mais valorizada e implantada nas empresas é
que, a série de treinamentos “Gentileza no Trabalho“, foi reconhecida como o melhor programa de gestão de pessoas do Brasil, com o “Prêmio Ser Humano Oswaldo Checchia 2012“,
iniciativa da ABRH Nacional (Associação Brasileira de Recursos Humanos)
e que, de uma forma ímpar, valorizou a importância da gentileza na vida
profissional de todos nós.
Quando digo que o “homem do futuro” já somos nós, é porque
realmente acredito na força que existe dentro de cada um, dentro do
principal capital de qualquer empresa e, principalmente, naquilo que
energiza essa força: a gentileza.
Luiz Gabriel Tiago
– Conhecido como Sr. Gentileza, aborda em suas apresentações a
gentileza no ambiente profissional, qualidade no atendimento e
capacitação profissional. Autor de dois livros e diariamente dá dicas
sobre os Princípios da Gentileza em seu blog .
Este texto é uma colaboração de Luiz Gabriel Tiago, escritor, palestrante e consultor em treinamentos, que acompanha o Jornal do Empreendedor.
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