terça-feira, 19 de junho de 2012

BOAS MANEIRAS NO FACEBOOK É QUALIDADE


Saiba como se comportar no Facebook.

Todos os itens abordados são críticos, porém os destacados em vermelho são radicalmente críticos.

Já pensou que o mundo é pequeno e que por acaso o seu patrão pode encontrar o seu perfil do Facebook? As boas maneiras passam por tudo, incluindo pela internet e pelas redes sociais. Como hoje em dia todos temos conta no Facebook, convém ter a noção que mesmo uma presença virtual, implica uma educação real.
Coloque posts com moderação
Lembre-se: o mural de um perfil no Facebook é público, mesmo que seja apenas para algumas centenas de amigos, por isso não faça nada que não fizesse à vista de outros. Não use o mural do Facebook para fazer conversas infindáveis - irá parecer que não percebe muito do Facebook. Use os posts nos murais para dizer olá, e para por exemplo, desejar feliz aniversário. Evite também colocar qualquer tipo de informação demasiado pessoal acerca da pessoa onde o está a fazer.
Evite enviar pedidos de aplicações
O Facebook é uma ótima forma de convidar amigos, e de virtualmente conseguir ter milhares deles. Mas se quer continuar a ter amigos desta forma, pare de enviar convites para aplicações, como por exemplo: convites para se juntar a si no FarmVille ou nos Mob Wars. Isto é spam, e amigos não fazem spam.
Use linguagem agradável
Se está postando no mural de outra pessoa, evite que o assunto seja demasiado controverso, evite os erros ortográficos, use o bom senso para não construir com uma má imagem de si.
Tenha apenas o mínimo de fotografias
Fotografias tiradas por si, a si, são um Não grande. Este tipo de fotografias é uma chamada de atenção demasiado óbvia. Relativamente a fotografias de outras pessoas, não as coloque sem a autorização dessas pessoas.
Não tenha discussões íntimas ou pessoais
Nada pior do que ter discussões menos próprias em frente a todos. Na hora pode parecer que ninguém mais está a ver, e que o mundo pertence a apenas duas pessoas, mas a verdade é que estão a assistir milhares de pessoas. Também não é aconselhado terminar uma relação através do Facebook, para isso deixam-se as novas tecnologias de lado e opta-se por uma conversa honesta olhos nos olhos.
Esqueça as fotografias comprometedoras
Saiba que o seu patrão (ou futuro patrão) pode fazer uma pesquisa no Facebook e encontrar um colaborador do qual se envergonha? Fotografias menos próprias e comprometedoras, em principio, nem as deve tirar, mas se o fizer guarde-as para si. Mesmo que alguém coloque uma fotografia sua mais comprometedora, da qual não se orgulhe muito, pelo menos remova a tag(etiqueta) do seu perfil dessa fotografia.  
Fãs sim, mas com moderação
Não adira a páginas de fãs que envergonhem os seus valores morais. A informação que coloca no seu perfil, os seus tópicos e as páginas das quais é fã, podem ser benéficos à sua imagem ou não; seja criterioso.
Evite demasiada informação
Coisas como a sua urgência em ir ao wc, ou a dor de barriga que teve ontem ou algo sobre os seus odores corporais, são para manter para si; se a sua ex-namorada ou atitude do seu colega de trabalho não lhe agradam muito isso é pessoal, e é simplesmente demasiada informação. Coloque informações sobre coisas que possam tornar a sua imagem melhor, e não pior à vista dos outros.
Não peça amizade a quem não conhece… ou conhece mal
Amizade tem um significado, e embora o Facebook tenha dado um pouco a volta à ideia do que é uma amizade, a realidade é que pode sempre ignorar os pedidos de amizade de quem não conhece. Isto não é má educação, é simplesmente a realidade. Da mesma forma, não faça pedidos de amizade a quem não conhece.
Responda às mensagens
Responda às mensagens que são colocadas no seu mural.  Se preferir enviar uma mensagem privada ou e-mail responda-lhes com essa informação.
Seja tão educado e respeitador como na vida real
As regras de boa educação aplicam-se em tudo, e até o mundo virtual faz parte da vida - a boa educação que usa no dia-a-dia com os sues amigos, familiares e desconhecidos também deve ser aplicada no mundo virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário