terça-feira, 4 de dezembro de 2012

NOVO LIVRO NA PRAÇA - autores: Fabio Giambiagi e Luiz Paulo V. Lucas


QUALIDADE EM OBRAS - Oportunidade

clique no link: www.qualieng.com, ou busque informações via qualieng@qualieng.com 

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

sábado, 20 de outubro de 2012

SOLUCIONANDO PROBLEMAS - Método GAF


INTEGRANDO PLANOS E GESTÃO

A integração do pensamento sistêmico com as práticas operacionais e da inteligência da rotina é um fator de suma importância para a mobilidade do Planejamento Estratégico.
O sucesso da integração poderá ser visto e constatado no conjunto dos resultados que, com certeza, serão notadamente superiores ao modelo desintegrado de gestão, ou no sistema "manda que pode, obedece quem tem juízo".

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

INOVAÇÃO - SUA OPORTUNIDADE NO MOVIMENTO PARA INOVAR


Participe deste importante evento na área da INOVAÇÃO e veja as oportunidades reais da sua indústria se inserir na busca de melhores resultados. Trata-se de uma iniciativa do SISTEMA FINDES com apoio de importantes parceiros, entre eles o GOVERNO DO ES, FAPES E SEBRAE.

domingo, 19 de agosto de 2012

DISCUTINDO O BRASIL E A ECONOMIA MUNDIAL

Excelente painel de discussão das políticas e mercados. Entre no site do Senado Federal e busque o PORTAL DE NOTÍCIAS. Hoje assistimos o debate sobre a VENEZUELA NO MERCOSUL com o senador Requião. 
Vale a pena conferir - e veja também o conjunto de temas disponíveis no site.

GRUPO 5S NO FACEBOOK - PARTICIPE


Estamos convidando nossos leitores para participar no Facebook: GETULIO FERREIRA APOLINÁRIO, Projeto 5S, ideias e Soluções. Este grupo tem como finalidade a troca de idéias e colaboração mútua na implantação e manutenção do 5S como instrumento da gestão participativa focada em resultados. 
Convidem amigos e especialistas a participarem conosco neste movimento importante para empresas e organizações de todo o país.

WWF BRASIL - Espalhe

WWF BRASIL está convidando blogueiros, ativistas e simpatizantes a divulgar seus comunicados e também seus projetos em blogs, grupos de discussão, sites e outros instrumentos de comunicação. Entre no site e veja o que você pode fazer para colaborar com o movimento.

terça-feira, 31 de julho de 2012

O FUTURO - Victor Hugo


O CAMINHO DA LIDERANÇA

A ação da liderança é algo muito maior do que o simples ato de chefiar pessoas. Além dos atributos citados na figura acima é preciso ainda ressaltar o comprometimento do líder com seus companheiros, colaboradores e com os princípios básicos que norteiam a busca de resultados pela empresa. Liderar, é portanto, o verdadeiro exercício das relações entre pessoas que caminham juntos para o mesmo objetivo empresarial ou organizacional.
Experimente e pratique a liderança!

quinta-feira, 12 de julho de 2012

COMPETÊNCIA EM VENDAS - RTE

Novas turmas dos cursos de expressão verbal e vendas da RTE começam na próxima semana

Uma das características mais admiradas em um líder é a capacidade que ele tem de expressar suas ideias e mobilizar o maior número possível de pessoas. Mas falar em público pode ser um trauma para muitas pessoas. O curso Falar para Liderar da Rede de Treinamento Empresarial (RTE), criado há quatro anos pelo professor Luiz Antonio de Lacerda, é o primeiro do Espírito Santo a formar líderes, personalidades públicas, executivos e profissionais de diversas áreas.

As turmas do curso Falar para Liderar são pequenas, com no máximo 10 alunos, mas também é possível agendar o atendimento individual. Além do material didático de alta qualidade, os alunos recebem orientação executiva individual (uma hora de Coaching). Próxima turma 17 de julho (terça-feira).

Aprimoração das técnicas de vendas

Em um mercado cada vez mais competitivo, além de oferecer qualidade, é preciso que os vendedores de uma empresa saibam vender seu produto ou serviço. Com o curso Eu Amo Vender, é possível direcionar a produtividade das equipes de vendas para atuar de forma clara e objetiva, com paixão pelas vendas e o orgulho pela profissão. A próxima turma começa nesta segunda-feira (16).

Todas as aulas serão na sede da Rede de Treinamento Empresarial, na Enseada do Suá. Mais informações pelos telefones (27) 3019-2024 e 3019-2023.

RESUMINDO:
Cursos Eu Amo Vender e Falar Para Liderar - Rede de Treinamento Empresarial
Novas turmas: 16/07 (Eu Amo Vender) e 17/07 (Falar para Liderar)
Local: Rede de Treinamento Empresarial. Edifício Master Tower, Rua José Alexandre Buaiz, 190 - Salas 1206/7 Enseada do Suá - Vitória.

terça-feira, 19 de junho de 2012

BOAS MANEIRAS NO FACEBOOK É QUALIDADE


Saiba como se comportar no Facebook.

Todos os itens abordados são críticos, porém os destacados em vermelho são radicalmente críticos.

Já pensou que o mundo é pequeno e que por acaso o seu patrão pode encontrar o seu perfil do Facebook? As boas maneiras passam por tudo, incluindo pela internet e pelas redes sociais. Como hoje em dia todos temos conta no Facebook, convém ter a noção que mesmo uma presença virtual, implica uma educação real.
Coloque posts com moderação
Lembre-se: o mural de um perfil no Facebook é público, mesmo que seja apenas para algumas centenas de amigos, por isso não faça nada que não fizesse à vista de outros. Não use o mural do Facebook para fazer conversas infindáveis - irá parecer que não percebe muito do Facebook. Use os posts nos murais para dizer olá, e para por exemplo, desejar feliz aniversário. Evite também colocar qualquer tipo de informação demasiado pessoal acerca da pessoa onde o está a fazer.
Evite enviar pedidos de aplicações
O Facebook é uma ótima forma de convidar amigos, e de virtualmente conseguir ter milhares deles. Mas se quer continuar a ter amigos desta forma, pare de enviar convites para aplicações, como por exemplo: convites para se juntar a si no FarmVille ou nos Mob Wars. Isto é spam, e amigos não fazem spam.
Use linguagem agradável
Se está postando no mural de outra pessoa, evite que o assunto seja demasiado controverso, evite os erros ortográficos, use o bom senso para não construir com uma má imagem de si.
Tenha apenas o mínimo de fotografias
Fotografias tiradas por si, a si, são um Não grande. Este tipo de fotografias é uma chamada de atenção demasiado óbvia. Relativamente a fotografias de outras pessoas, não as coloque sem a autorização dessas pessoas.
Não tenha discussões íntimas ou pessoais
Nada pior do que ter discussões menos próprias em frente a todos. Na hora pode parecer que ninguém mais está a ver, e que o mundo pertence a apenas duas pessoas, mas a verdade é que estão a assistir milhares de pessoas. Também não é aconselhado terminar uma relação através do Facebook, para isso deixam-se as novas tecnologias de lado e opta-se por uma conversa honesta olhos nos olhos.
Esqueça as fotografias comprometedoras
Saiba que o seu patrão (ou futuro patrão) pode fazer uma pesquisa no Facebook e encontrar um colaborador do qual se envergonha? Fotografias menos próprias e comprometedoras, em principio, nem as deve tirar, mas se o fizer guarde-as para si. Mesmo que alguém coloque uma fotografia sua mais comprometedora, da qual não se orgulhe muito, pelo menos remova a tag(etiqueta) do seu perfil dessa fotografia.  
Fãs sim, mas com moderação
Não adira a páginas de fãs que envergonhem os seus valores morais. A informação que coloca no seu perfil, os seus tópicos e as páginas das quais é fã, podem ser benéficos à sua imagem ou não; seja criterioso.
Evite demasiada informação
Coisas como a sua urgência em ir ao wc, ou a dor de barriga que teve ontem ou algo sobre os seus odores corporais, são para manter para si; se a sua ex-namorada ou atitude do seu colega de trabalho não lhe agradam muito isso é pessoal, e é simplesmente demasiada informação. Coloque informações sobre coisas que possam tornar a sua imagem melhor, e não pior à vista dos outros.
Não peça amizade a quem não conhece… ou conhece mal
Amizade tem um significado, e embora o Facebook tenha dado um pouco a volta à ideia do que é uma amizade, a realidade é que pode sempre ignorar os pedidos de amizade de quem não conhece. Isto não é má educação, é simplesmente a realidade. Da mesma forma, não faça pedidos de amizade a quem não conhece.
Responda às mensagens
Responda às mensagens que são colocadas no seu mural.  Se preferir enviar uma mensagem privada ou e-mail responda-lhes com essa informação.
Seja tão educado e respeitador como na vida real
As regras de boa educação aplicam-se em tudo, e até o mundo virtual faz parte da vida - a boa educação que usa no dia-a-dia com os sues amigos, familiares e desconhecidos também deve ser aplicada no mundo virtual.

domingo, 3 de junho de 2012

GERANDO VALOR COM QUALIDADE - ACAPS - julho 2012


Depois da apresentação em PORTO ALEGRE RS - na 48a. Reunião do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, estamos apresentando a palestra GERANDO VALOR COM QUALIDADE na Grande Vitória - dia 05 de Julho no MEGA EVENTO DA ACAPS. 

sábado, 19 de maio de 2012

O MARKETING E O DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL

Estaremos lá em Anchieta, nesta próxima Quarta Feira (23/05) abordando o tema GESTÃO DE MARKETING sob a coordenação de Cristiane Kiefer e sua competente equipe. Trata-se de uma importante oportunidade de poder, além do Tema em si, comemorar 1 ano de trabalho aqui no FOLHA VITÓRIA com o blog GESTÃO E RESULTADOS.
Nossa proposta para o tema GESTÃO DE MARKETING é a de fazer o link entre as modernas técnicas de gestão com as premissas, conceitos e práticas do Marketing moderno que hoje dinamiza desde os micro até os grandes negócios no mundo, e até mesmo nas experiências que vão além das empresas como no caso das campanhas políticas e outras áreas não empresariais.
Mais informações e inscrições em eventos@kasal.com.br e também no facebook de Cristiane Kiefer. Contamos com a presença dos amigos.
 Acompanhe também nossas ações e projetos no facebook, Getulio Ferreira Apolinário e como já divulgado, no www.folhavitoria.com.br/economia/blogs/gestaoeresultados. 

Nossos agradecimentos aos parceiros: Qualitymark Editora (Mahomed), Tecnoclean (Ary), FINDES/Inovação, Bandes, Laticínios Clan (RN), Qualieng Consultoria, Ferpa Engenharia, Matielo Consultoria, Sonia Jordão, RVC, Rede de Treinamento Empresarial - RTE, Kasal Eventos, Sindfer, Vidromill (Garcia e Enildo) e tantos outros amigos e colaboradores.

domingo, 13 de maio de 2012

O PROJETO 5S E OS HÁBITOS


Por Sonia Jordão - nossa amiga Sonia, é engenheira formada na Univale, consultora independente nas áreas da Qualidade e Produtividade, certificações e projetos especiais. Vive e trabalha na capital mineira - Belo Horizonte.

O Programa 5S’s é uma ferramenta da qualidade que visa à mudança de hábitos pessoais, em prol da melhoria do ambiente de trabalho e da saúde física e mental das pessoas. Para entender como o Programa funciona, é preciso, além de entender e vivenciar cada um dos seus cinco “S”, saber um pouco mais sobre o que são os hábitos.

É comum ouvirmos frases como “Fulano tem o hábito de...” ou “Isso é questão de hábito.”. Mas o que vem a ser, afinal, “hábito”? O termo “hábito”, do latim “habitus”, está associado ao comportamento que aprendemos e repetimos, sem que para isso tenhamos que pensar para realizá-lo. Ele é composto por nossos costumes, nossa maneira de viver, nos comportar e agir.

É graças ao hábito que não precisamos pensar toda vez que damos um passo para andar, pois ele faz com que determinadas ações sejam automáticas. Sem ele, teríamos sempre que aprender a falar, andar e trabalhar, por exemplo. Até mesmo nossas preferências alimentícias são questões de hábitos. A criança que durante a infância é incentivada pelos pais a comer verduras, legumes e frutas, será um adulto consumidor desses alimentos. Aquelas que não tiveram esse incentivo, dificilmente serão apreciadoras desses tipos de alimentos. É tudo uma questão de hábito.

E, se tudo é questão de hábito, como, então, os adquirimos? A criação de hábitos está associada a alguns fatores como a repetição, a atração, o interesse, a conformidade com a natureza, aos intervalos, a maturação e aos testes e erros.

A repetição é uma forma de treinamento, em que o maior ou menor grau de perfeição de um ato dependerá da frequência em que o praticamos. A repetição faz com uma ação persista e seja mais facilmente executada, tornando-se um hábito.

O fator da atenção é de extrema importância para a aquisição de um hábito. Além de repetirmos uma ação, temos que ter atenção para selecionar os movimentos que nos serão úteis, organizá-los e intensificar o nosso interesse.

O interesse será o nosso combustível para nos habituarmos mais rapidamente a uma situação ou ação. Motivação, desejo e ambição são fundamentais para que possamos adquirir os hábitos desejados.

A conformidade com a natureza garante que o hábito desejado esteja em acordo com as nossas exigências naturais. Podemos, por exemplo, ficar horas sem beber água, mas não conseguimos criar o hábito de viver sem água, pois ela é fundamental para mantermos uma boa saúde e qualidade de vida.

O fator dos intervalos determina que devemos realizar atividades com intervalos programados para melhor aprendermos ou adquirirmos um hábito. Para nos habituarmos a frequentar a academia, por exemplo, começamos com exercícios mais leves e com intervalos determinados entre uma atividade e outra. Só depois de nos habituarmos e melhorarmos o nosso condicionamento físico, é que os exercícios aumentam e o intervalo entre eles é modificado.

A tentativa e o erro são características que fazem parte de nossa vida desde que éramos bebê. É comum criarmos hipóteses e testá-las. O erro nos permitirá crescer, pois teremos que pensar em uma nova hipótese e testá-la novamente, até que ela esteja correta. Diante do acerto, vamos criando pequenos hábitos até que haja a fixação do hábito. Por exemplo, o recém-nascido não sabe falar, para conseguir o que deseja ele testa hipóteses até que o seu desejo seja atendido. O choro é uma dessas hipóteses que deu certo, já que diante dele há a presença de um adulto, geralmente a mãe ou o pai, que verifica a necessidade da criança.

O fator maturação é o tempo adequado para adquirir um hábito. Antes ou depois desse tempo é difícil que consigamos adquirir um novo hábito. Quando falamos que uma pessoa é “cabeça dura” ou que ela nunca muda é por causa desse tempo de maturação. Seus hábitos já estão enraizados, dificilmente ela os mudará ou irá adquirir novos.

Depois que adquirimos uma série de hábitos, eles podem ser enquadrados em algumas categorias. Temos os hábitos orgânicos, que garantem a nossa adaptação a novos ambientes; os hábitos motores, que estão relacionados a nossa personalidade, a nossa forma de agir, falar, andar e escrever, por exemplo, e até aos nossos tiques nervosos; e os hábitos mentais, determinam a nossa forma de pensar e de sentir, como os hábitos de agir com ética e de sempre cumprimentar um conhecido.

Bom, não se esqueça de algo importante: os hábitos podem ser mudados. Novas situações podem exigir novos hábitos e atitudes. Sem falar nos hábitos desagradáveis e prejudiciais que precisam ser mudados para que possamos ter um convívio melhor com as pessoas que nos cercam.

Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante, consultora empresarial e escritora. Autora do livro “A Arte de liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado”, e dos livros de bolso “E agora, Venceslau? – Como deixar de ser um líder explosivo” e “E agora, Lívia? – Desafios da liderança”.

Sites: www.soniajordao.com.br, www.tecernegocios.com.br, www.umnovoprofissional.com.br, www.tecerlideranca.com.br, www.editoratecer.com.br.

e-mail: contato@soniajordao.com.br

Blog: http://soniajordao.blogspot.com

Siga-me no twitter: http://twitter.com/soniajordao 

PRODUTIVIDADE NO TRABALHO


O sono e a produtividade

FONTE: Edson Valente - Do UOL, em São Paulo
Quem nunca “pescou” naquela reunião que começa logo após o almoço? A vontade de tirar um cochilo depois de comer é comum, mas é preciso evitar que a necessidade de dormir comprometa o desempenho no trabalho.
“Fisiologicamente, ter sonolência após uma refeição mais encorpada é uma tendência natural do ser humano”, lembra Fernando Morgadinho, pesquisador do Instituto do Sono e neurologista do hospital Albert Einstein.

Dicas para evitar o sono no trabalho
Contudo, uma moleza que beira o incontrolável pode ser um sinal de que algo não vai bem com a quantidade ou a qualidade do sono, o que merece uma investigação, adverte o médico.
Apneia, movimentos periódicos dos membros e bruxismo, exemplifica, são desvios que prejudicam o descanso durante a noite e, consequentemente, acentuam o torpor diurno. A saída, nesses casos, é buscar tratamento.
Quando não há nada de errado com a saúde, a dica é verificar se o número de horas que se tem dormido é o suficiente, o que varia de acordo com a constituição de cada um.

Repouso em dia, resta prestar atenção no que se come – e adotar hábitos que ajudem a manter o organismo em estado de alerta durante o expediente vespertino.
“As pessoas distribuem mal a alimentação”, avalia Julia Vasconcellos, sócia-diretora da NutriCorp, que configura dietas balanceadas para colaboradores e executivos de empresas. “Não comem direito no café da manhã e exageram no prato do almoço, o que faz com que o corpo gaste mais energia para fazer a digestão”, diz. Motores a toda no sistema digestivo, então, derrubam o vigor da atividade cerebral. 
Assim, investir no café da manhã é um bom começo para evitar exageros posteriores. Vasconcellos também sugere um lanchinho matinal para abrandar a fome do meio-dia – pode ser realizado até meia hora antes do almoço. “Pode incluir castanhas, frutas, um Polenguinho, ou uma barra de cereais, um iogurte”, lista. Mas não todos eles juntos, obviamente.
Ao almoçar, lembre-se de que os alimentos mais gordurosos e calóricos são os mais difíceis de serem processados.
Além disso, alguns componentes aparentemente inofensivos para quem quer se manter desperto podem favorecer o “Boa Tarde, Cinderela”. Caso do feijão e, surpresa, da alface, “que dá sono em algumas pessoas”, afirma a nutricionista.

Remediar

Perdeu a linha e excedeu-se nas frituras, nos filés empanados e em outras tentações? Calma, a tarde ainda não está sob os domínios de Morfeu, o deus grego dos sonhos.
Para afugentá-lo, opte, por exemplo, por uma voltinha no quarteirão antes de sentar-se para trabalhar. “Andar ativa o sistema de vigília”, explica Morgadinho. Se a atividade física é rotineira, o benefício é ainda maior. “Expor-se à luminosidade natural também ajuda.”
Algumas empresas reservam um espaço para que seus funcionários relaxem após o almoço. Se for possível fazer uma “siesta”, o ideal é que ela dure no máximo 20 minutos. “Se dormir muito, acordará pior do que antes, bêbado de sono”, previne o neurologista. A exposição à luz natural é recomendada para depois da soneca.
Abusar da cafeína para manter-se acordado pode ser uma solução de curto prazo. Com o tempo, porém, o exagero frequente pode se converter em um vício indesejável.

“É preferível tomar o cafezinho uma hora após a refeição, para que ele não prejudique a absorção de nutrientes”, orienta Vasconcellos.
Um docinho também pode ser uma injeção de ânimo, mas o açúcar deve ser consumido com moderação. Afinal, ninguém quer perder o sono com o sobrepeso e a obesidade.