quinta-feira, 10 de março de 2011

ARTIGO DA REGINA - PARTE 1/2

A fauna corporativa (1)

Regina Araújo para o Blog do Getulio

Nesta matéria quero reforçar o que traz sucesso ou o fracasso de um profissional.

"A diferença entre um problema e uma oportunidade é a atitude. Ela é a forma como eu reajo às coisas que acontecem à minha volta. Tanto em relação aos pequenos, quanto aos grandes problemas e circunstâncias da vida".

Se comparássemos um escritório a uma floresta, a fauna seria bastante diversa.

"Há todos os bichos. Onde há muita gente, há todas as espécies".

Existe uma estratégia para lidar e conseguir conviver bem com cada um dos tipos.

È interessante reconhecer quais os animais estão a nossa volta, não para criticá-los, mas sim para agir como coaching e tirar o melhor de cada animal, digo, pessoa.

Quem possui maior sucesso nas organizações são os profissionais que sabem lidar com as diferenças.

Nesta matéria cada um pode tirar proveito para uma auto-avaliação. Qual é o seu animal?

Como as pessoas te veem? Você é o que realmente aparenta ser?

Cabe aqui uma grande reflexão sobre nossa personalidade.

Olhar os defeitos dos outros é fácil, difícil mesmo é analisar os nossos.

Boa reflexão amigos!


A FAUNA CORPORATIVA – PARTE 1
  • O tubarão

Ele prefere ser temido a ser amado. Não é uma pessoa expansiva ou falante e muito menos simpática. Não tem muitos amigos. Cada movimento seu é muito bem planejado, tendo em vista um objetivo específico. Que geralmente consegue.

Pontos negativos a serem superados:
A possibilidade de promoção é bem maior quando estamos numa posição de liderança e liderança diz respeito a sermos amados e seguidos, sem medos ou coerção.

Como conviver com o tubarão:
Mostre-lhe que pode ser respeitado mesmo quando se mostra amigo. Tenha atitudes de carinho, lhe entregue de vez em quando um bombom, chame-o para uma saída com a turma. Procure ignorar e neutralizar os momentos em que age de maneira a intimidar as pessoas. O tubarão poderá mudar se souber que existe outra possibilidade de se impor e ser amado pela amizade.



  • O pavão

Faz da promoção, do marketing pessoal, sua maior marca. Egocêntrico, ele adora falar de suas qualidades pessoais e profissionais. E, quando tem conquistas, todos ficam sabendo. Ele esconde, obviamente, todos os seus fracassos, inclusive de si mesmo. Não olha, entretanto, para a própria cauda (seus defeitos), que é normalmente enorme. Pode se perder, também, muito facilmente: enquanto ele se encanta com o espelho, os outros trabalham.

Pontos negativos a serem superados:
Enquanto abana suas lindas penas causa muita inveja e incomodo nas pessoas à sua volta. O ser humano é preparado para conviver com pessoas humildes e que tenham vergonha de suas qualidades. Deixe transparecer suas qualidades sem que as pessoas à sua volta percebam. Crie um ambiente para ser reconhecido sem precisar se expor. Não existe nada de errado em fazer seu marketing pessoal, mas cuidado para não passar arrogância e prepotência. Mostre seus méritos pelo trabalho que executa.

Como conviver com o pavão:
Aprenda a valorizá-lo de forma honesta, mas deixe claro quando ela estiver extrapolando, pode dizer muito á vontade com um tapinha amigo nas costas: "menos pavão, menos". Ele vai saber que exagerou e levará na brincadeira.



  • O pato

É sempre o culpado – ou o suspeito – de tudo de errado que acontece no escritório. Acaba, inclusive, levando a culpa do que não tem origem conhecida. Aprontaram tantas no passado que não consegue se livrar da imagem de criador de encrencas. É aquele que sabe nadar, sabe correr, sabe voar, mas não tem foco, quando chega o caçador é o primeiro a ser caçado. Faz tudo, mas nada direito.
Pontos negativos a serem superados:
Procure ter foco e determinação, Faça de sua agenda sua aliada. Use e abuse da organização e mostre-se competente. Quando alguém o acusar de algo que não fez peça uma reunião e diga que se sente incomoda com tal atitude que o afronta como profissional. Posicione-se e exija que te respeitem como bom profissional que é.

Como conviver com o Pato:
Busque sempre respostas de sua parte. Dê-lhe prazos que consiga cumprir e peça que anote todas as etapas de seu projeto ou trabalho. Elogie-o quando conseguir cumprir prazos e diga-lhe como ele tem melhorado.



Aguarde os novos capítulos...

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