sexta-feira, 28 de maio de 2010

FERRAMENTAS DO PLANEJAMENTO


CONSTRUINDO UM MASTER PLAN ATRAVÉS DO DIAGRAMA DE ÁRVORE


 

Getulio A Ferreira

CEBICT


 

No exercício da atividade do planejamento de ações e projetos uma grande necessidade é possibilitar um bom controle e acompanhamento do conjunto do plano. Tanto a questão da visualização (gestão a vista) como também no agrupamento de todos os projetos correlacionados com as diretrizes e ou eixos estratégicos, é fundamental que o gestor tenha em mãos uma ferramenta de cobrança das metas e objetivos – quantidade, custo e prazo, que são vitais para o sucesso do empreendimento como um todo.


Metas claras e bem definidas

A gestão eficaz de empreendimentos e ou melhorias de processos depende de vários fatores, onde destacamos:

  1. Liderança baseada em coordenação dos talentos humanos,
  2. Clareza de propósitos
  3. Recursos apropriados e ou assegurados
  4. Disciplina tática na condução das reuniões de desempenho e verificação dos itens chaves.
  5. Metas de Qualidade, quantidade, custo e prazo bem definidas
  6. Existência de uma ferramenta nos moldes do Diagrama de Arvore, projetos 5W1H apropriados ao sistema de controle gerencial
  7. Possibilidade de migração do sistema de controle para um software do tipo Microsoft Project ou similar
  8. Cobranças sistemáticas e determinação de ações que possam manter os prazos e ou agir na recuperação de atrasos ou qualquer outro indicador que esteja fora do programado,
Enfim, gerir algo é antes de mais nada ter um plano a ser seguido e dar conta dos objetivos traçados, sempre observando a manutenção da qualidade requerida e minimizando os custos, ou seja, trata-se de uma engenharia de gestão.


Os instrumentos

Geralmente as ferramentas ou instrumentos de trabalho são utilizadas a partir do estabelecimento dos objetivos principais, levantamento de dados via check list , auditorias, visitas técnicas, coleta de informações, etc. Sem informações as ferramentas não cumprem o seu objetivo, pois este é o de sistematizar para gerenciar com eficácia. O Diagrama de árvore é uma destas boas ferramentas que podemos incluir no P do PDCA para a obtenção de bons resultados de planejamento,controle e acompanhamento, e ao mesmo tempo delegar as tarefas e projetos para as equipes de execução.


Gerenciamento via Diagrama de Árvore

O uso do diagrama de árvore é parecido com o do crongrama de gantt, ou seja, se dá prioridade as etapas detalhadas dos prazos como item mandatório na execução do plano. No caso do Diagrama de Arvore outros elementos úteis são incluídos observando-se a inclusão do Método 5W2H como elemento verificador da consistência do projeto.

Pode-se observar na figura acima a estrutura de um modelo de Diagrama de Árvore de fácil construção e execução.


Controle e Acompanhamento

De nada adiantará uma boa ferramenta de planejamento se não há disciplina e esforço gerencial na atividade de controle e acompanhamento, portanto, o sucesso do objetivo principal dependerá desta ação gerencial.



quinta-feira, 27 de maio de 2010

terça-feira, 25 de maio de 2010

ARTIGO


GERENCIANDO PROJETOS
Getulio A Ferreira
Engenheiro, Consultor de Empresas
Presidente do CEBICT
Autor da Qualitymark Editora-RJ

 

Segundo Joseph M. Juran, "Um projeto é um problema com solução agendada", portanto neste conceito devemos partir do pressuposto que antes do projeto temos um problema, e este por sua vez pode ser visto de várias formas.

O problema pode ser algo indesejável ou até mesmo desejável. Como assim? Vejamos – problema indesejável (também chamado de problema negativo) é aquele geralmente ligado a um padrão de desempenho – você adquire um veiculo que deveria desempenhar 10 km/l e observa durante o uso que o mesmo só consegue 8 km/h – Você tem um problema indesejável (negativo) que provoca mais gastos e perdas em seu orçamento.

Um problema desejável seria o seguinte – você tem uma média histórica de produtividade de 30 toneladas de abóbora por hectare ano de uma determinada propriedade e deseja que este valor seja aumentado para 40 toneladas – este é um problema para você – desejável e positivo.

A solução de tais problemas pode ser através de uma simples ação, ou conforme J. JURAN, através de uma ação sistematizada e estruturada que denominamos PROJETO. Projeto significa portanto a arte do estabelecimento de alternativas distintas e ou complementares que possibilita encontrar a melhor e mais barata solução para os problemas e desafios. Reflita mais sobre esta definição.


 

Juran também postulava que a qualidade (todos os demais fatores) deve ser melhorada item por item, e ocorre quando cada um dos problemas é diagnosticado e resolvido (Juran & Gryna, 1993). Portanto deve-se considerar que a melhor forma de "almoçar um boi" será dividi-lo em bifes e por conseguinte a melhor forma de resolver um problema e dividi-lo em partes e finalizando o pensamento, a melhor forma de conceber um projeto e dividi-lo em várias fases e etapas. Para esta ação recomendamos o uso do método 5W2H O que (especificação do projeto ou problema) – Porquê – (Objetivo e metas a serem atingidas) – Quem (responsáveis e equipes envolvidas) – Como (através de quem ou de que) – Onde (local, posição) – Quando (Ano, mês, dia...) – Quanto (quantidade) e Quanto (valor).


 

Para iniciarmos um processo de gestão de projetos e por projetos recomendamos a seguinte metodologia:


  ETAPA1

  1. Levantamento de todos os projetos em andamento na organização – faça entrevistas com todos aqueles que estão desenvolvendo projetos a pedido da alta administração ou por conta própria visando a melhoria dos produtos ao cliente ou processos internos.
  2. Separar "projetos" de "atividades comuns da rotina" – Lembre-se que a rotina é determinada por ações repetitivas e portanto passam a integrar o escopo da função de determinadas pessoas ou departamentos. Projetos não são repetitivos, embora algumas fases possam ser repetitivas. Exemplo – construir um prédio de 10 andares significa executar um projeto único, porém o assentamento de revestimentos cerâmicos é uma atividade repetitiva nos vários andares.

  ETAPA2

  1. Agrupar todos os projetos da organização por um critério a ser decidido, exemplo:
    1. Por região
    2. Por coordenação
    3. Por eixo estratégico ou especialidade
  2. Estabelecer um grande mapa – Master Plan – para responder a necessidade de organizar de forma sistêmica todos os projetos levantados. Sugere-se nesta etapa a formatação do conjunto de projetos em um Diagrama de Arvore. Neste diagrama são posicionados os projetos de forma reduzida mas respondendo as perguntas clássicas do 5W2H.
  3. Cada projeto ou sub projeto deve ser detalhado no formato 5W2H e deve servir para montagem do manual de projetos e acompanhamento detalhado de cada um deles (gerenciamento do projeto). A sistematização neste método não substitui a necessidade de se ter um memorial descritivo e completo de determinados projetos para efeito de execução técnica.
  4. Treinamento para todo o efetivo através dos multiplicadores (gerentes ou coordenadores da organização). A filosofia geral deve obedecer a estrutura do método PDCA – Planejar e definir padrões e projetos (Treinar nos projetos e nós métodos) – Desenvolver o projeto – Controlar as variáveis fundamentais – Agir na correção de problemas e adoção de melhorias.


  5. Estabelecimento da Reunião mensal de Controle e Acompanhamento com a seguinte estrutura:
    1. Atualização do Máster Plan – Quadro de gestão a vista e gerenciamento de indicadores
    2. Atualização dos cronogramas individuais – pode ser usado o MS PROJECT
    3. Plano de ação para correção de possíveis desvios – Ação corretiva e ação preventiva.

  ETAPA3

  1. Realização de Auditorias diretamente no local da execução do projeto em intervalos de tempo sugeridos de 3 meses ou de acordo com as durações médias dos projetos. Após a auditoria "in loco" deve-se elaborar relatório com os encaminhamentos necessários.
  2. Usar todo o conhecimento adquirido nestas etapas para a melhoria da sistemática de planejamento na organização desenvolvendo novos projetos com maior competência e eficácia.
  3. Finalizando, recomenda-se a apresentação de no mínimo 1 projeto (escolhendo os mais prioritários) a cada 15 dias para a alta administração da organização. São apresentações entre 15 e 20 minutos em power point. Esta ação irá dar motivação extra para a equipe do projeto diante do interesse do alto escalão. A premiação dos melhores projetos no final do ano é absolutamente recomendável.
PORTANTO...
 

A idéia centraI é que não podemos agir somente nos problemas da rotina, é preciso liberar o peso desta para economizar tempo e investir em melhorias que irão tornar a organização mais produtiva e competente (melhorias=projetos).

Reforçando, é necessário alto comprometimento de todos os envolvidos e em especial, da diretoria da organização, para enfrentar a disciplina do acompanhamento e controle. Grande parte do sucesso do gerenciamento de projetos não está apenas na qualidade das previsões ou da inventividade das idéias lançadas, mas fundamentalmente no uso das ferramentas de controle através de uma disciplina rígida e permanente durante toda a duração do mesmo.

Outro ponto importante é quanto as REVISÕES que poderão ocorrer. Pensa-se que os projetos são elaborações definitivas quando na verdade não são. Devemos usar como princípio básico que os OBJETIVOS são obrigatórios (por exemplo: melhorar a lucratividade da empresa em 2%), mas os planos devem e podem ser flexíveis.

Um das ferramentas mais famosas no uso do planejamento e controle de projetos é o PERT CPM – que tem na sua definição esta questão da flexibilidade, ou seja, Program Evaluation and Review Technique (PERT), portanto dá o caráter de evolução e revisão no contexto da técnica utilizada. A sigla CPM diz respeito a "Critical Path Method" – método do caminho critico.

A visão do PDCA e sua prática disciplinada e constante é fundamental para o atingimento dos objetivos finais, em resumo, Planejar e definir os objetivos (dentro do "P", treinar nos projetos e nos métodos de trabalho), Desenvolver as atividades planejadas, Controlar os pontos críticos do projeto e Agir na correção dos desvios e estabelecer ações de melhorias e prevenção contra novos desvios ou problemas.


 

Concluindo sugerimos o leitura de texto de René Descartes:


 

"Os mortais são dominados por uma curiosidade tão cega que, muitas vezes, envenenam o espírito por caminhos desconhecidos, sem qualquer esperança razoável, mas unicamente para se arriscarem a encontrar o que procuram: é como se alguém, incendiado pelo desejo tão estúpido de encontrar um tesouro, vagueasse sem cessar pelas praças públicas para ver se, casualmente, encontrava algum perdido por um transeunte. (...) não nego que tenham por vezes muita sorte nos seus caminhos errantes e encontrem alguma verdade; contudo, não estou de acordo que sejam mais competentes, mas apenas mais afortunados. Ora, vale mais nunca pensar em procurar a verdade de alguma coisa que fazê-lo sem método: é certíssimo, pois, que os estudos feitos desordenadamente e as meditações confusas obscurecem a luz natural e cegam os espíritos. Quem se acostuma a andar assim nas trevas enfraquece de tal modo a acuidade do olhar que, depois, não pode suportar a luz do pleno dia.

É a experiência que o diz: vemos muitissimas vezes os que nunca se dedicaram às letras julgar o que se lhes depara com muito maior solidez e clareza do que aqueles que sempre frequentaram as escolas. Entendo por método regras certas e fáceis, que permitem a quem exatamente as observar nunca tomar por verdadeiro algo de falso, e, sem desperdiçar inutilmente nenhum esforço da mente, mas aumentando sempre gradualmente o saber, atingir o conhecimento verdadeiro de tudo o que será capaz de saber."

René Descartes, in 'Regras para a Direção do Espírito



 


 


 


 


 


 


 

GESTÃO DA MOBILIZAÇÃO POLÍTICA



Juventude do Trairí se prepara para um novo embate político




Neste sábado ultimo, em Santa Cruz, o encerramento das festividades da Padroeira do município, Santa Rita de Cássia, reuniu milhares de devotos e também grupos representativos da região do Trairí. Nesta mesma ocasião o destaque ficou para a homenagem ao Governador do RN, Iberê Ferreira de Souza, que marcou presença demonstrando 100% de recuperação da sua saúde.

O processo de gestão da campanha política inicia um grande trabalho de mobilização com a juventude no sentido de articular os canais de comunicação para a propagação dos conceitos e projetos inseridos na proposta do candidato do PSB – Iberê Ferreira de Souza para governador e da Professora Wilma para o senado, em 2010.

Nestes canais de comunicação estão os encontros, seminários, reuniões, blogs, sites temáticos, twitter, facebook, Orkut, entre outros. A proposta é de criar, inovar e ocupar espaços de conscientização política.

Serão formados grupos também em Natal/Grande Natal, Assu e Mossoró, inicialmente.

Mande suas idéias e sugestões para ibereferreira40@gmail.com

AFINAL, DE QUEM É A CULPA???

GESTÃO EFICAZ DO TEMPO

VIOLÊNCIA – PESQUISA PNUD

25/05/2010

Para 90,1% dos brasileiros, violência está aumentando no país

Fonte: Luana Lourenço – Universo On Line
Da Agência Brasil
Em Brasília

A violência está aumentando no país, na avaliação de 90,1% dos brasileiros. A constatação é de pesquisa inédita feita pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) sobre os valores mais importantes para a população.

O tipo de violência que mais incomoda quem vive no país ainda é a dos bandidos, apontada por 56% dos entrevistados. Para 23%, o pior tipo de violência é a familiar, seguida da violência no bairro, no trânsito e nas escolas.

"Mesmo que só existam estatísticas de homicídio e crimes, há outros tipos de violência que as pessoas revelam. E essa percepção da violência é um dado importante, porque é o que as pessoas vivem, o critério que utilizam para decidir se vão sair de casa ou não, fazer uma coisa ou outra", explicou o economista sênior do Pnud e coordenador do Relatório de Desenvolvimento Humano do Brasil, Flávio Comim.

Além da percepção da violência, o Pnud avaliou a relação entre os valores considerados importantes pelos brasileiros e a educação. Para 77% das pessoas, a família é mais importante para o desempenho dos estudantes do que a própria escola.

A relevância do chamado "efeito família" na educação mostra que a escola tem perdido credibilidade como formadora de valores. No entanto, na hora de apontar as causas para o problema, há um jogo de empurra-empurra, que leva professores a acharem que o problema é dos pais e vice-versa.

De acordo com o levantamento, os brasileiros acreditam que, além da relação direta com o aumento das possibilidades de emprego, a educação pode ajudar a resolver problemas como a violência, a corrupção e a falta de respeito na sociedade.

Segundo Comim, as preocupações dos brasileiros reveladas pela pesquisa apontam a necessidade de políticas cada vez mais integradas para resolver os problemas sociais do país.

"É preciso aumentar a integração entre políticas, entre a vida e a escola e a vida e a casa. Melhorar só as escolas sem política da mesma dimensão para o apoio as famílias e medidas para a segurança não resolve o problema da violência na escola, por exemplo", avalia.

Os resultados do Perfil dos Valores Brasileiros (PVB) farão parte do Relatório de Desenvolvimento Humano 2009/2010, que o Pnud deve lançar em agosto.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Para pensar e agir



 

REFLEXÕES EMPRESARIAIS

 
o melhor do setor privado e do público, ou seja, ninguém é suficientemente independente que não possa aprender um pouco mais e fazer a diferença em um mundo tão veloz.

 

Eficácia na Gestão Pública



"Se um homem consegue dirigir com retidão sua própria vida, as tarefas de governo não devem ser um problema para ele."
Confúcio, filósofo e legislador chinês, 551- 479 a.C




Ação

«O meu princípio é nunca dizer nada;
apenas fazer.»
Lou Gerstner,
presidente da IBM

«As ideias e as estratégias são
importantes, mas o verdadeiro desafio é a sua execução.»
Percy Barnevick, ex-presidente da Asea Brown Boveri

Capital e mercados financeiros

«O cimento da nossa democracia é o
empregado que ganha 15 dólares por hora. É ele que vai comprar a casa, o carro e o frigorífico. Ele é o óleo que faz rodar a máquina.»
Lee Iacocca, ex-presidente da Chrysler

«Um homem de negócios é aquele que compra a 10 e fica
satisfeito quando vende a 12. Os outros compram a 10, deixam subir até 18 sem fazer nada, esperando que chegue aos 20. Quando o preço cai para 2 esperam que volte aos 10 para venderem.»
VS Naipaul, novelista

Chefias

«Onde é que tem mais probabilidades de encontrar pessoas com uma menor diversidade de experiências, com o maior investimento no passado e com a maior reverência pelos dogmas da indústria? No topo.»
Gary Hamel, co-autor de Competing for the Future

«Os chefes são claramente a fonte dos nossos
problemas… eu ataco-os por uma questão de sobrevivência!»
Tom Peters, consultor

Conselhos

«Não podemos competir com o custo de
mão-de-obra da China. O que temos de nivelar é o nosso know-how.»
Carlo de Benedetti,
presidente
da Olivetti


«A McKinsey pensa que vende grandes estratégias e grandes ideias quando, na verdade, o seu papel é deixar que os gestores continuem a fazer asneiras. Eles fazem grandes análises, mas não ajudam a sua empresa a chegar ao topo.» Robert Waterman, consultor

Conhecimento

«Um consultor resolve os problemas das outras pessoas. Nunca conseguiria fazer isso. Eu só quero ajudar as outras pessoas a resolverem os seus próprios problemas.»
Charles Handy, guru da gestão

«Os analfabetos do deste novo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusem a aprender, reaprender e voltar a aprender.»
Alvin Toffler, futurologista

Decisão

«Nada é mais difícil e, portanto, tão
precioso, do que ser capaz de decidir.»
Napoleão Bonaparte, general francês

«As pessoas são pagas para fazer juízos devalor e tomar decisões.»
Elliott Jaques, investigador na área da gestão

Escolas de negócios

«As escolas de negócios formam as pessoas para se
sentarem nos seus gabinetes e olharem para casos de estudo. Quanto maior sucesso Harvard tiver, mais negócios falharão.»
Henry Mintzberg, teórico da gestão

«A grande vantagem que tive quando
iniciei a Body Shop era nunca ter frequentado uma escola de negócios.»
Anita Roddick,
fundadora da Body Shop

Ética e valores

«Se enfrenta uma recessão, não precisa de despedir
trabalhadores; a companhia tem de sacrificar os seus lucros. Faz parte do risco e da responsabilidade da gestão. Os empregados não têm culpa; por que é que têm de sofrer?»
Akio Morita, co-fundador da Sony

«Horroriza-me que a Ética seja uma
cadeira opcional em Harvard.»
Sir John Harvey-Jones,
ex-presidente da ICI

Gestão

"Gerenciamento é substituir músculos por pensamento, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação" Peter Drucker (1909-2005), consultor norte-americano nascido na Áustria.


«A gestão é a atividade ou arte em que aqueles que ainda não foram bem sucedidos e aqueles que já conheceram o fracasso são conduzidos por aqueles que ainda não fracassaram.»
Anónimo

«Gerir é como tomar um banho.
Primeiro ensaboa-se. Depois, pensa um bocado. O problema é que a maioria dos gestores anda a tomar ducha.»
Antoine Riboud, presidente da BSN

Globalização

«Existirão dois tipos de executivos nos próximos cinco anos: os que pensam globalmente e os que estarão desempregados.»
Peter Drucker, teórico da gestão

«Pense globalmente, atue localmente, pense tribalmente, atue universalmente.»
John Naisbitt, futurologista

Grandes organizações

«Quando uma empresa se torna muito
grande, divida-a em companhias menores. Quando as pessoas que trabalham no mesmo edifício não se conhecem todas, tudo se torna impessoal. É a hora de dividir a empresa.»
Richard Branson, patrão da Virgin

«As únicas grandes companhias que
conseguirão ter êxito são aquelas que consideram os seus produtos obsoletos antes que os outros o façam.»
Bill Gates, fundador da Microsoft

Líderes e liderança

«Os gestores fazem as coisas bem. Os líderes fazem as coisas certas.»
Warren Bennis, guru em liderança

«A liderança produz a mudança. Essa é a sua função básica.»
John Kotter,
guru de gestão de Harvard
Marcas

«Qualquer tonto pode fazer negócio, mas é preciso génio, fé e perseverança para criar uma marca.»
David Ogilvy, guru da publicidade

«Uma marca é uma promessa e, no final, você tem de cumprir a promessa. A Coke promete refrescá-lo; a Gateway Computer promete tornar-se a locomotiva que o transportará ao longo da pradaria de Silicon. Não há diferenças entre o que vende e aquilo em que acredita.»
Watts Wacker, futurologista

Marketing

«As companhias prestam muita atenção ao custo de fazer alguma coisa. Deviam preocupar-se mais com os custos de não fazer nada.»
Philip Kotler, especialista de marketing

«O marketing é importante de mais para ser entregue ao departamento de marketing.»
David Packard, fundador da HP

Mudança

«A mudança é a lei da vida. Aqueles que olham apenas para o passado ou para o presente serão esquecidos no futuro.»
John F. Kennedy,
presidente americano

«Temos de fazer a mudança que queremos ver no futuro.»
Mahatma Gandhi, líder indiano

Originalidade

«Precisamos de fazer algo quando as pessoas acham a ideia louca. Quando acham que é uma boa ideia é porque já há alguém a fazer isso.»
Hajime Mitari, presidente da Canon

«Se não conseguir ser diferente, está condenado.»
Roberto Goizueta,
ex-presidente da Coca-Cola

Persistência

«A vida é normalmente comparada a uma maratona, mas acho que é mais como um sprint: longos períodos de trabalho árduo pontuados por breves momentos em que temos a oportunidade de dar o nosso melhor.»
Michael Johnson, atleta olímpico

«Tens de beijar muitos sapos antes de encontrares um príncipe.»
Princípio da 3M

Pessoas

«Como se explica que quando preciso apenas dum par de mãos tenha de lidar com um ser humano?»
Henry Ford, o primeiro fabricante de carros para o povo, dono da Ford Motor Company.

«De tudo o que fiz, o mais importante foi coordenar o talento daqueles que trabalharam para nós e indicar-lhes o objetivo pretendido.»
Walt Disney,
criador do Mickey

Poder

«Ser poderoso é como ser uma senhora. Se tem de dizer aos outros que o é, então é porque não é.»
Margaret Thatcher, ex-primeiro-ministro britânico

«Existem reis e profetas. Os reis têm o poder; os profetas têm os princípios.»
Tony Benn, político britânico

Publicidade

«Fazer negócios sem publicidade é como piscar o olho a uma mulher no escuro; você sabe o que está a fazer, mas mais ninguém sabe.»
Anônimo

«Aprendi que é mais fácil fazer um discurso sobre boa publicidade do que fazê-la.»
Leo Burnett,
fundador da agência de publicidade Leo Burnett

Qualidade

«Reduzir o custo da qualidade é, de fato, uma oportunidade para aumentar os lucros sem aumentar as vendas, sem comprar novos equipamentos e sem contratar mais pessoas.»
Philip Crosby, autor de Quality is Free  

«A qualidade é a nossa melhor garantia da fidelidade do cliente, a nossa mais forte defesa contra a competição estrangeira e o único caminho para o crescimento e para os lucros.»
Jack Welch, presidente da General Electric

Rapidez

«Se está tudo sob controle é porque não está indo suficientemente rápido.»
Mario Andretti, piloto de automóveis

«Neste negócio (computadores) há dois tipos de pessoas: os rápidos e os mortos.»
Michael Dell,
presidente da Dell

Serviço ao cliente

«Se providenciarmos a satisfação plena do cliente seremos lucrativos.»
John Young, ex-presidente da Hewlett Packard

«O objetivo da Wal-Mart é ter um serviço ao cliente que não seja apenas o melhor, mas lendário.»
Sam Walton, fundador da Wal-Mart

Stress

«Se não consegue dormir, mais vale levantar-se e fazer qualquer coisa. O que o consome é a preocupação, não a falta de sono.»
Dale Carnegie,
Escritor e palestrante, autor do livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, entre outros best sellers.

«Se tem um trabalho sem preocupações, então não tem um trabalho.»
Malcolm S. Forbes, editor da revista Forbes

Sucesso

«A minha fórmula de sucesso está assente em três palavras: trabalho, trabalho, trabalho.»
Silvio Berlusconi, político e empresário italiano

«Se A for igual a sucesso, a fórmula será A = X+Y+Z. X é o trabalho, Y é o prazer e Z é manter a boca fechada.»
Albert Einstein, cientista

Meio Ambiente – Ecologia

"A vida é uma coisa tenra e fácil de se perturbar" Michel de Montaigne (1533-1592), Filósofo francês, em frase para refletir no Dia Mundial da Ecologia e do Meio Ambiente, 5 de junho.

 


 

CONFÚCIO E OS DIAS ATUAIS

Os 10 pensamentos de Confúcio para uma vida próspera

Confúcio (ou Kung-Fu-Tze) foi um filósofo chinês que viveu há cerca de 2.500 anos e possui pensamentos absolutamente geniais. No oriente, a influência dele é tanta que moldou o modo de pensar e o sistema educacional de países como China, Japão e Coréia.
Aqui vão 10 pensamentos de Confúcio, que podem ajudar tanto na sua produtividade quanto na maneira como você leva a vida.
1.    A vida é realmente simples. Nós é que insistimos em torná-la complicada
2.    Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida.
3.    O que você não quer para você mesmo, não faça aos outros.
4.    Se você atirar nas estrelas e acertar a lua, tudo bem. Mas você tem que atirar em algo. A maioria das pessoas nem sequer atira.
5.    O silêncio é um amigo que nunca trai.
6.    Exige muito de ti e espera pouco dos outros. Assim, evitarás muitos aborrecimentos.
7.    De nada vale tentar ajudar aqueles que não se ajudam a si mesmos.
8.    Ser ofendido não tem importância nenhuma, a não ser que nos continuemos a lembrar disso.
9.    Eu escuto e esqueço. Eu vejo e lembro. Eu faço e entendo.
10.    Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem?

quinta-feira, 20 de maio de 2010

CBQP - PROGRAMAÇÃO

CONGRESSO BRASILEIRO DA QUALIDADE EM VITÓRIA

Neste próximo mês de Agosto 2010, a UBQ-ES estará promovendo mais um grande CONGRESSO DA QUALIDADE em Vitória ES. Uma das mais antigas seccionais do Brasil, a UBQ-ES conta com apoio das empresas do Espírito Santo, Prefeituras, Federações e do Governo do ES para a realização deste importante evento.

Participe!

CRISE NA EUROPA

De novo, a CRISE volta a atacar e o mundo já sente os efeitos da instabilidade do Euro e as consequencias já estão sendo estudadas pelos especialistas. Lembrando do nossos avós, uma receita bem prática e simples para esta situação:
1. Faça ou produza tudo com a melhor qualidade possível
2. Aja radicalmente nos custos e elimine qualquer típo de desperdício
3. Gaste sempre menos do que arrecada
4. Não confunda faturamento com lucratividade
5. Saiba comprar para saber vender melhor
6. Nunca deixe de anunciar o seu produto ou serviço
7. Trate o cliente como um rei
8. Contrate funcionários com maior preparação do que você
9. Eduque e treine o seu pessoal com base em metas arrojadas e desafios estimulantes.
10. Toda crise é passageira, competência tem que ser permanente.
11. Evite fazer dívidas em bancos e com agiotas - um dia eles terão que receber a conta
12. Acredite no seu potencial e faça acontecer.

Não existe fórmula mágica, mas você pode pelo menos diagnósticar a situação, planejar o que deve ser feito, fazer conforme planejado e controlar os bons resultados.
Vá em frente!