segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

MANDAMENTOS DA LIDERANÇA



Como passar de CHEFE para Líder
Durante muitos anos trabalhando especialmente na área siderúrgica (USIMINAS, CST) tivemos a oportunidade de trabalhar com pessoas de todo tipo e até mesmo nacionalidades diferentes. As experiencias com colegas brasileiros de vários estados, Japoneses da Nippon Steel, da Kawasaki, os amigos italianos da Italsider - Italimpianti e tantos outros, nos proporcionaram além de tudo um grande aprendizado. No livro que escrevemos em parceria com o Prof. Victor Mirshawka, TQC ESTRATÉGIA PARA A QUALIDADE TOTAL, Editora Nobel (esgotado), fizemos várias homenagens a estes personagens importantes para a nossa carreira e nossas perspectivas futuras. Não podemos deixar de reconhecer outros líderes importantes em nosso relacionamento profissional como por exemplo os amigos Gianello e Márcio Migues da Volkswagen que muito nos ajudaram a construir um modelo de Gestão na CST (Cia Siderúrgica de Tubarão - Vitória ES) com base nos conhecimentos da Qualidade Total.
Em reconhecimento a estes amigos e também às empresas que nos acolheram vamos fazer a seguir algumas considerações sobre LIDERANÇA.

Afinal, o que é preciso para ser um bom LÍDER???

Um bom líder:



1) Faz com que as pessoas sob seu comando gostem de executar o que ele quer, ou seja, um bom líder espalha entusiasmo e gosto pelo trabalho.


2) Consegue que subordinados queiram ajudá-lo e se sintam realizados com isso.


3) Não tem subordinados. Tem seguidores. Ele não dá ordens, mas todo mundo faz o que ele deseja, cria portanto um ambiente de seguidores, porém sem perder a racionalidade crítica essencial para obtenção de bons resultados.


4) Consegue fazer com que as pessoas acreditem que o interesse delas e o dele é o mesmo. Isto significa que há um ajuste de foco compartilhado promovendo uma cumplicidade positiva de objetivos.


5) Transmite segurança, confiança. Ele inspira lealdade. É confidente, faz com que as pessoas se sintam à vontade para falar a verdade. Estabelece um ambiente de participação e colaboração.


6) Transmite senso de justiça. Ele toma decisões justas, não protege um ou outro. Todas as suas decisões e atitudes são transparentes.


7) Dá o exemplo. Se o expediente começa às 8 horas ele chega às 8 horas. Numa campanha de corte de custos, não promove festas nem troca de carro. Há uma clara evidência de comprometimente de cima para baixo, o que favorece enormemente a criação de uma cultura de comportamentos positivos na organização.


8) Não precisa ser infalível. Mas precisa ter mais acertos do que erros, portanto, um bom líder está sempre estudando e aprendendo coisas novas para melhorar sua produtividade.


9) Faz com que as pessoas sigam na direção da companhia. Ele faz com que essa direção seja transparente, justa e clara. Usa com habilidade as ferramentas organizacionais que permitem dar aos seus seguidores um norte claro, caminhos e alternativas, em especial, usando rotineiramente as diretrizes do Planejamento Estratégico.


10) Sabe que não consegue fazer tudo sozinho. Mas não comanda pelo medo. As pessoas o seguem porque acreditam na sua visão.

11) Sabe gerenciar o seu tempo de forma eficaz, controlando a rotina para sobrar tempo para pensar nas melhorias (perspecitivas futuras). Não confunde IMPORTÂNCIA com URGÊNCIA.

12) Delega as atividades, projetos e programas, e controla os resultados pelos pontos chaves, reconhecendo os seguidores pelos bons resultados alcançados.

Inspiração: Revista Você SA

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