segunda-feira, 29 de agosto de 2011
sábado, 27 de agosto de 2011
terça-feira, 16 de agosto de 2011
COMO EVITAR CONFLITOS COM SEU SÓCIO - EXAME
Afinidade, complementariedade e confiança são a base para uma parceria sólida e duradoura, diz consultor
Mas, o que pode começar como um casamento ideal, muitas vezes termina em divórcio litigioso. Desgastes no dia a dia, desconfiança, divergência de opiniões e objetivos - todos esses fatores podem levar a uma cisão entre os sócios, com consequências por vezes desastrosas para o negócio.
“O início de uma empresa é bastante desafiador. Normalmente o espaço é pequeno e o contato é muito próximo. Os conflitos tendem a surgir”, diz Paulo Melchor, consultor jurídico do Sebrae São Paulo
Confira dicas do especialista para evitar que esta aliança acabe em separação:
1. Valorize a afinidade
Muitos empreendedores buscam um sócio apenas pelo capital que ele tem para investir. Este pode ser um erro fatal. Sendo dono de parte do negócio, ele poderá interferir nas decisões e no rumo da empresa. “A afinidade é muito importante. Os sócios têm que compartilhar a visão do negócio”, recomenda Melchor. A convivência no dia a dia também pode ser comprometida se os sócios não se derem bem, contaminando o clima do escritório. Por isso, antes de embarcar no negócio, certifique-se de que você está em sintonia com o seu parceiro. “A dissolução de uma sociedade é bem complexa e pode até ir parar na Justiça”, alerta o especialista.
2. Busque a complementariedade
As chances de uma sociedade dar certo são maiores se cada sócio tiver habilidades diferentes para trazer para a operação. “A complementariedade de aptidões faz toda diferença”, diz o especialista. Quando cada sócio tem um perfil diferente, as tarefas tendem a ser distribuídas de maneira mais natural e um não invade o território do outro. “É importante que ambos tenham uma visão do todo, mas a divisão de funções evita sobreposições e atritos”, explica Melchor.
3. Defina a participação
A participação de cada sócio no negócio deve estar bem definida desde o início, de preferência em contrato. Isso evita que, mais para frente, surjam conflitos sobre o a fatia dos lucros a que cada um tem direito.
4. Divida responsabilidades
Em contrapartida aos direitos, devem ser estabelecidos também os deveres de cada um. Cada sócio deve ficar responsável por algumas tarefas e prestar conta sobre a sua realização. “É importante que os resultados de cada frente sejam apresentados e discutidos com uma certa periodicidade”, aconselha o especialista. “E na hora do aperto, não jogue toda a responsabilidade nas costas do outro”, ele acrescenta.
5. Exercite a tolerância
Pequenos problemas do dia a dia podem acabar afetando até mesmo relacionamentos de longa data. Não é difícil que amigos e parentes acabem brigando feio quando entram juntos em um negócio. Para evitar desgastes, é importante ter uma boa dose de paciência. “É fundamental que haja tolerância, principalmente nos períodos de dificuldade. O diálogo é sempre e melhor saída”, diz o consultor.
6. Seja transparente
A honestidade e a transparência são a base para o sucesso de qualquer parceria. Jamais esconda problemas do seu sócio ou tome decisões estratégicas para o negócio sem consulta-lo. “A sociedade tem que ser um jogo de cartas abertas”, define Melchor.
Fonte: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/como-evitar-conflitos-com-seu-socio?page=2&slug_name=como-evitar-conflitos-com-seu-socio
O TRABALHO EM EQUIPE
Trabalhar em equipe tem sido um grande desafio para empresas e organizações em todo o mundo. A questão é demonstrar efetivamente aos colaboradores que para fazer o gol, é preciso combinar habilidades, talentos, esforço e conjunto sinérgico (equipe), para chegar com mais eficácia ao resultado final: a meta.
Estamos vivendo um novo século e novo milênio, marcados por profundas transformações tecnológicas, sociais e econômicas. Cada vez mais as ações individuais estão cedendo lugar às atividades coletivas e participativas. Com isso, vem-se obtendo maior cooperação e liberação do potencial criativo das equipes, maior indução para o engajamento, melhorando os resultados das organizações, além de estimular a motivação dos colaboradores diretos e indiretos.
A delegação é o ponto inicial dessas mudanças, onde o líder investe no amadurecimento coletivo das equipes, criando o indispensável clima para participação.
Dentro deste contexto, ressalta-se o expressivo destaque dos programas participativos tradicionais, enriquecidos a partir de 1960 com o advento das correntes japonesas da Qualidade, materializadas em muitos programas de comprometimento coletivo (Círculos da Qualidade, Times da Qualidade, 5S/ Housekeeping, Grupos de Melhoria, Grupos Operativos etc).
Pensamos, por exemplo, no quanto é importante para os pilotos da Fórmula 1, o trabalho das equipes, antes e durante as corridas, nas inúmeras indústrias e segmentos de serviços envolvidos.
O Programa Participativo Empresarial é a essência da mobilização para o aprendizado e crescimento. Segundo a pesquisa realizada pela Fundação da Educação Criativa (EUA), as habilidades requeridas na aprendizagem, na vida das 500 maiores empresas do mundo, por ordem de importância, todas associadas a participação e pessoas, foram:
1. Trabalho em equipe;
2. Solução de problemas;
3. Habilidades interpessoais;
4. Comunicação oral;
5. Saber ouvir;
6. Desenvolvimento profissional e pessoal;
7. Pensamento criativo;
8. Liderança;
9. Motivação para objetivos e metas;
10. Redação própria;
11. Desenvolvimento organizacional;
12. Computação; e
13. Muita leitura.
O que tem acontecido na sua empresa?
Fonte: Eng. Tadashi - UBQ RJ
domingo, 7 de agosto de 2011
FACEBOOK E AS EMPRESAS
Como Ter Uma Fan Page do Facebook? Alias, O Que É Fan Page?
FONTE: Thiago Lopes - http://www.publicidadenainternet.andaxi.com/Essa é a previsão das maiores referências em redes sociais do momento. O grande questionamento é: A sua empresa possui uma presença no Facebook ?
Por ser uma rede social relativamente nova e com funcionalidades diferentes das mais populares nos últimos anos, um grande erro praticado pelas empresas ao utilizar essa rede social é construir um perfil de pessoa para relacionar-se com seus consumidores. Entretanto o Facebook possui uma infra-estrutura apenas para empresas ou marcas garantirem uma presença adequada na rede social. Ela é chamada de Fan Page.
Caso você possua um perfil no Facebook e não uma Fan Page, a rede social disponibiliza um serviço onde você pode migrar seu perfil do Facebook para uma Fan Page, otimizando sua presença nessa rede social.
O que é uma Fan Page?Segundo o Facebook, uma Fan Page é uma interface específica para a divulgação de uma empresa, marca, banda, etc em redes sociais. Ao realizar a criação é possível escolher o objetivo dela, conseguindo assim melhor segmentação do público que deseja alcançar.
#comofaz
A criação de uma Fan Page é simples. Basta estar logado no Facebook e acessar a URL www.facebook.com/pages. Serão exibidas diversas opções de exemplos de páginas famosas criadas. Na parte superior esquerda existe o link Criar Página.
Haverá quadros sobre o tipo de categoria de Fan Page que deseja-se criar. Selecione a opção que se encaixa a sua necessidade e preencha os dados solicitados. Após isso a página já estará criada, ficando apenas o preenchimento de detalhes da marca ou empresa que desejam ser divulgadas na rede social.
Além disso a sua Facebook Fan Page pode ser customizada através do aplicativo FBML, que utiliza uma linguagem de programação propria da rede social.
E agora?Como qualquer outra mídia social, o sucesso da Fan Page depende do engajamento dos usuários perante a marca ou empresa. Obter um conhecimento amplo sobre o que são as redes sociais é um fator determinante para realizar um planejamento em mídias sociais com muita competência, obtendo sucesso em sua campanha, independente de ser ou não em redes sociais.
Lembre-se que esse é o ano do Facebook no Brasil, assim para uma presença digital estar presente nessa rede social é inevitável.
Conheça a Fan Page da Andaxi no Facebook - www.facebook.com/agenciaandaxi / Para maiores informações ACESSE – Planejamento em Mídias Sociais
Já vamos entrar no sistema (CEBICT) - aguardem....
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
BLOG NO FOLHA VITÓRIA COMPLETA 6 MESES
Blog no portal do FOLHA VITÓRIA destaca eventos, matérias sobre produtividade em organizações públicas e empresas privadas de todo o Brasil, Recursos Humanos e ferramentas de gestão.
METACOMPETÊNCIA
Classificando o comportamento do ser humano frente aos desafios do mundo moderno.
Sistematização em Power Point feita a partir dos ensinamentos do Livro METACOMPETÊNCIA de Eugenio Mussak, autor de vários videos de treinamentos pela Linkquality.
Assinar:
Postagens (Atom)