quarta-feira, 28 de outubro de 2009

GESTÃO DO ESTÁGIO E PRODUTIVIDADE


Empresas e principalmente os órgãos públicos não podem viver sem o investimento na juventude da força de trabalho via estágio. Bom para ambos os lados. A empresa oxigena os seus quadros com gente jovem e determinada, e no outro lado, o mesmo jovem tem uma das melhores oportunidades da carreira para aprender na prática o real significado da sua profissião e de seu projeto de vida.

No conjunto dos objetivos do Projeto de Estágio na organização também aparecem as falhas e erros já muito conhecidos, como por exemplo, usar os estagiários como se fossem auxiliares de serviços gerais, trabalhos fora da sua formação, serviços até mesmo de caráter pessoal do chefe ou coordenador do estágio. Eliminando tais desvios, o que fica é a grande oportunidades de ganhos reais para a empresa e também para o estagiário como falamos anteriormente.

O jornal A GAZETA de Vitória - ES, no ultimo domingo apresentou reportagem com o título: O ESTÁGIO EM XEQUE, cujo conteudo simplificado consta da figura que apresentamos, onde procura-se orientar o estagiário dos tempos modernos a conviver com as novas realidades empresariais para se dar bem na profissão e quem sabe ser contratado no final da sua experiência de estágio.

Vale a pena refletir sobre cada uma das dicas que foram formuladas pela empresária e consultora Angela Souza da empresa Knowtec.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

COIMEX E OTACÍLIO - O SUCESSO


Recebi com grande satisfaçâo o último jornal do GRUPO COIMEX, fundado pelo empresário de maior sucesso no Espírito Santo, o Sr. Otacílio Coser. São 60 anos de trabalho, dedicação e competência empresarial que hoje se espalha pelo Brasil e Exterior. O grupo hoje é formado pelas seguintes empresas:

EMBRAPORT - Empresa Brasileira de Terminais Portuários SA

TEGMA - Gestão Logística SA

COIMEX trading Company

Cia Portuária Vila Velha - CPVV

CISA Trading SA

COIMEX Administradora de Consórcios

COIMEX Capital

COIMEX Rodovia do Sol - Rodosol

Cia Energética de Petrolina, entre outros projetos.

Tivemos a oportunidade de atuação na assessoria de Marketing em Vitória ES e também na consultoria do Planejamento Estratégico do grupo nos anos 90, sempre com muito apoio e consideração pelo trabalho desenvolvido.

Desejamos ao Sr. Otacílio Coser e seus filhos empreendedores a continuidade do sucesso obtido até o presente momento.


domingo, 25 de outubro de 2009

A CRISE E O TÊNIS


Antiga reflexão, mas o momento atual pede sua volta. Estavam perdidos numa floresta, um americando e um japonês. Aparece um tigre faminto e os dois se assustam profundamente. O americano entra em colapso rezando e se estressando, quando surpreendentemente o japonês se agacha e começa a calçar um par de tênis...
O americano indaga aflito:
- Japonês, voce acha que calçando este tênis o tigre não vai te comer???
O japonês com uma tranquilidade assustadora, se vira, olha para o americando estressado e diz:
- amigo, me comer eu não sei, mas CORRER MAIS DO QUE VOCÊ, ISTO EU VOU!!!

E você? Já comprou o tênis?

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Vantagens de se implantar a ISO 9001 em uma empresa


INTRODUÇÃO


O artigo que publico hoje é de autoria de Sonia Jordão, minha irmã, amiga, colega de engenharia pelo antigo MIT, hoje Univale em MG, e também colega de profissão na área da consultoria empresarial. Autora de vários livros, Sonia é uma destas pessoas especiais que estão neste mundo tão complicado.
Vamos ao artigo de Sonia Jordão.
Getulio A. Ferreira


A implantação da ISO 9001 oferece, além da possibilidade de ampliar mercados, uma série de vantagens para as empresas: aumenta o nível de organização interna, o controle da administração e a produtividade. Além desses benefícios, também leva a redução de custos e do número de erros e melhora a credibilidade junto a seus clientes. Serve ainda:

Para atender a clientes que já possuem um SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade)
implantado e pedem o certificado de seus fornecedores.


Para se preparar para crescer.


Para trazer para dentro da organização os conhecimentos das pessoas
que trabalham nela. Assim, se uma pessoa, por exemplo, ganhar na loteria ou se
aposentar e deixar o emprego, o seu trabalho terá continuidade de maneira mais
fácil.

Quando há na organização atividades complexas.

Quando é preciso treinar novos colaboradores.


Se várias pessoas exercem a mesma atividade e é preciso que elas façam essa atividade da mesma forma.


A norma NBR ISO 9001 é aplicável a qualquer produto, a qualquer tipo de serviço e a qualquer tamanho da organização. É também compatível com outros sistemas de gestão e focada em melhoria contínua. Além disso, é voltada para os resultados dos negócios.
O SGQ (Sistema de Gestão da Qualidade) faz parte de vários sistemas que existem nas organizações, entre eles: o Sistema de Informação, o Sistema Financeiro, o Sistema de Vendas. Ao se implantar o SGQ busca-se algo que seja compatível com a organização, que agregue valor e que seja interligado com outros processos organizacionais.


As organizações precisam ser lucrativas, pois uma organização não lucrativa pode falir. E se fechar vai prejudicar não somente os funcionários da empresa, mas também as famílias desses funcionários. Sem falar que prejudica também os clientes e a comunidade que precisam da organização.


Algumas empresas têm clientes que preferem comprar de empresas certificadas na ISO 9001. E como ela quer continuar fornecendo para esses clientes, busca a certificação. Depois de conseguir o certificado, a empresa percebe que a certificação valeu a pena, já que obteve, entre outros, os seguintes benefícios:

Melhoria na transferência interna de conhecimentos e desenvolvimento de
competências.
Melhoria da moral e da motivação da equipe, já que entende o
porquê faz suas atividades e se motiva.
Redução dos custos com qualidade
(refugos, retrabalho, devolução).
Aumento da competitividade, com custo mais
baixo.
Aumento na satisfação dos clientes.
Aumento na rentabilidade.


Para implantar a norma ISO 9001, a empresa precisa primeiro dizer o que faz, depois, fazer o que disse que faz. Para isso, escreve-se as atividades da forma que são realizadas e posteriormente verifica-se se todos fazem da forma que está escrito. Caso contrário, revisa-se a documentação ou treina-se as pessoas a fazerem como está escrito. Assim, depois de um ciclo de verificações e melhorias, todos farão como está escrito. Obtem-se, então, uma padronização da forma de se realizar os processos. Só que isso acontece elevando-se o nível de cada processo, já que se padroniza a melhor maneira de se fazer o que precisa ser feito.


Durante a implantação da norma cria-se também o hábito de registrar o que se faz. Esses registros evidenciam a forma como foram realizadas as atividades, para se ter um histórico do que aconteceu e para se obter dados importantes para a tomada de decisão. Além disso, facilitam a programação das atividades futuras melhorando a performance da equipe.


Uma norma bem implantada leva a redução de custos, porque diminui a quantidade de erros e o desperdício. Também leva ao crescimento e à mudança na escala de produção, o que na maioria das vezes ajuda a baixar os preços. Isso garante uma maior satisfação dos clientes que, assim, compram mais, melhorando os resultados da empresa. É um ciclo de melhorias contínuas. A Organização planeja a melhoria, implanta e checa para ver se está tudo de acordo. Caso positivo padroniza-se a solução e, depois, pensa-se em novas melhorias. Caso contrário, atua-se no problema para solucioná-lo. Com isso, a empresa segue tornando-se cada vez melhor.

Bom trabalho e boa qualidade para todos.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

PLANEJAMENTO CONTINGENCIAL - O DESAFIO

clique na figura para visualizar melhor


Pensar sistemicamente. Este é o grande desafio. Se estamos o tempo todo sendo sugados pela rotina mal administrada, pelas perdas de cada dia, pelas urgências... como fazer para ter tempo para PENSAR???

Quem não tem tempo para pensar dificilmente terá tempo para PLANEJAR o futuro da organização, e ainda mais, que não se organiza dificilmente poderá organizar os outros. Os problemas da direção passam automaticamente para a linha de frente da organização. É um grande castigo para quem se aplica e quer mostrar resultados para o alto escalão.


O escritor irlandês, Sir. Bernard Shaw afirmava que teria ficado famoso pensando uma vez por semana, e indagava: imagine você pensando todos os dias???



domingo, 18 de outubro de 2009

UMA VERDADE INCONVENIENTE




DEZ COISAS A FAZER - MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Também publicado em http://www.nominuto.com/ - coluna: Gestão e Resultados


Quer ajudar a impedir o aquecimento global?


Aqui estão 10 coisas bem simples que você pode fazer e o quanto o dióxido de carbono vai evitar com cada uma delas.


Troque uma lâmpada
Substituindo uma lâmpada comum por outra fluorescente poupa até 68 Kg de dióxido de carbono por ano.


Dirija menos
Ande, use uma bicicleta, faça carona compartilhada ou pegue o metrô mais vezes. Você vai poupar 0,8 Kg de dióxido de carbono para cada quilômetro.


Recicle mais
Você pode poupar até 1.088 Kg de dióxido de carbono por ano apenas reciclando metades de seu lixo doméstico.


Revise seus pneus
Conservar os pneus calibrados corretamente pode melhorar o consumo de gasolina em mais de 3%. Galão de gasolina economizado evita 9 Kg de dióxido de carbono na atmosfera! Na hora de abastecer dê preferência para o álcool.

Use menos água quente
É necessária muita energia para aquecer a água. Use menos água quente instalando um chuveiro de baixo fluxo (158 Kg CO2 a menos por ano) e leve suas roupas com água fria ou morna (226 Kg a menos por ano).


Evite produtos com muita embalagem
Poupe 544 Kg de dióxido de carbono reduzindo seu lixo em 10%.


Ajuste seu termostato
Diminuindo apenas 2 graus de seu termostato no inverno e aumentando 2 graus no verão, você pode economizar cerca de 900 Kg de dióxido de carbono por ano. Utilize o seu ar condicionado somente quando necessário.


Plante uma árvore
Uma única árvore absorve uma tonelada de dióxido de carbono durante sua vida.

Desligue os aparelhos eletrônicos
Desligue sua televisão, DVD, estéreo e computador quando não estiver usando, economiza milhares de metros cúbicos de dióxido de carbono por ano.

Faça parte da solução
Descubra mais e participe através do site ClimateCrisis. Net.


Fonte: Filme UMA VERDADADE INCONVENIENTE - AL GORE


Consulte-nos sobre como usar o PROJETO 5S na sua organização para o combate do DESPERDÍCIO e melhoria do MEIO AMBIENTE.

CURSO PÓS GRADUAÇÃO - ADM PÚBLICA UNP


























A UNP sob a coordenação do Prof. Luiz Alberto está realizando neste 2009 a segunda turma de PÓS GRADUAÇÁO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, o que se caracteriza em grande iniciativa da universidade pois vivemos um ambiente de gestão pública extremamente carente em termos de conhecimento técnico nesta área. Nossa participação esta sendo realizada na disciplina de POLITICAS PÚBLICAS E SUSTENTABILIDADE, onde as questões da Economia, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Avaliação Espacial e Cultural são debatidas e aprimoradas nas discussões com a turma B, composta de 30 alunos dos vários setores da gestão pública do Rio Grande do Norte.


Além da visão geral de Processos de Gestão, discutimos os tópicos relacionados aos procedimentos da liderança, uso do Método PDCA (PLAN - DO - CHECK - ACTION), sempre com o foco em resultados de ações, diretrizes e projetos.

A questão da Sustentabilidade - Produzir mais e melhor com menor impacto ambiental e sem comprometer os recursos naturais importantes para as gerações futuras reflete um pensamento mundial tanto na preocupação com o futuro da terra como também na modernização do pensamento dos líderes e de toda a sociedade mundial.

Durante as aulas foi apresentado o filme UMA VERDADE INCONVENIENTE - que retrata a luta e obstinação pelo controle das variáveis climáticas que afetam o aquecimento da terra, através do político americano AL GORE, ganhador do prêmio Nobel, exatamente por este seu projeto. Este filme-documentário pode ser encontrado nas lojas de locação de dvds.

Os alunos divididos em 5 grupos de trabalho, executaram uma atividade prática denominada SUSTENTABILIDADE NO RN, cujo conteúdo final demonstrou uma enorme qualidade do pensamento estratégico e sustentável dos seus membros.

A UNP está de parabens e com certeza novas turmas virão para compor esta necessidade de bons técnicos na área da gestão pública com qualidade e bons resultados.